CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PARA A CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Formação docente, ensino, pesquisa, extensão, reflexão críticaResumo
A formação de professores demanda espaços formativos que promovam a articulação entre teoria, prática e reflexão docente de forma crítica, características essas imprescindíveis para o desenvolvimento profissional, presentes no Programa de Educação Tutorial (PET), foco neste estudo. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo examinar os aportes metodológicos implementados pelo coletivo PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, enfatizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial de professores de Biologia, Física e Química. Fundamentado nos princípios contemporâneos da universidade, a pesquisa destaca os Programas de Educação Tutorial como ambientes privilegiados que promovem a integração das áreas e o desenvolvimento científico, técnico e humano dos acadêmicos por meio de práticas interdisciplinares e alinhadas às demandas sociais. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo baseia-se na análise de relatos de experiência de egressos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, priorizando a compreensão das relações entre educação tutorial e a tríade ensino-pesquisa-extensão. A análise de conteúdo, guiada por Bardin, é conduzida em três etapas: seleção e organização dos relatos publicados, leitura e categorização temática, seguida de interpretações éticas e singulares dessas experiências. A seleção dos participantes considerou o último egresso de cada curso, buscando representatividade nas experiências vivenciadas no coletivo PETCiências. Os resultados revelam que a constituição docente neste contexto se apoia fortemente na prática reflexiva, na superação de desafios escolares reais, como infraestrutura limitada, engajamento do aluno e disponibilidade de recursos, e na constante articulação entre teoria e prática. Destaca-se o papel da autorreflexão, promovida tanto pelas atividades acadêmicas quanto pelo diário de formação, como elemento central na construção da identidade pedagógica e na busca por soluções inovadoras para os problemas encontrados no cotidiano escolar. Sob essa perspectiva, o ensino ultrapassa a mera transmissão de conteúdos: a reflexão torna-se inseparável da pesquisa, ampliando o contato do futuro docente com a realidade educacional por meio das práticas extensionistas. Metodologias inovadoras, tais como investigação-ação, experimentação e modelagem, permeiam as atividades do coletivo, consolidando o diálogo entre saberes científicos e populares, e favorecendo processos colaborativos e críticos de aprendizagem. Esses elementos contribuem para a autonomia intelectual dos egressos e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas renovadas que dialogam com os desafios contemporâneos do Ensino de Ciências. As conclusões reforçam que o PETCiências constitui um espaço coletivo promotor de troca de saberes, de construção compartilhada e de enfrentamento criativo dos dilemas educativos. O trabalho salienta que a formação inicial ocorre em contato direto com a realidade das escolas, exigindo flexibilidade, adaptabilidade e protagonismo dos novos professores. O equilíbrio entre reflexão crítica, prática vivenciada e cooperação é apontado como elemento fundamental para a constituição docente qualificada e comprometida com a transformação social.
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