FORMAÇÃO DOCENTE NAS AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (UFFS)

Autores

  • Daniele Maria Eberhardt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriela Silva Souza Xavier
  • Luiz Kaique dos Santos Lima
  • Claudia Giongo
  • Silvia Romão
  • Ricardo Key Yamazaki
  • Gian Machado de Castro
  • Yasmine Miguel Serafini Micheletto

Palavras-chave:

PIBID; Formação de professores; Teoria e prática; Educação básica; Atividades PIBID.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que visa
promover a formação de professores por meio da articulação entre teoria e prática,
contribuindo para a melhoria da educação básica no Brasil. O projeto tem como objetivo
principal proporcionar aos estudantes de licenciatura experiências práticas em ambientes
escolares, favorecendo a reflexão crítica sobre a docência e a construção de uma educação
mais significativa. Durante a execução do PIBID Ciências Biológicas do campus Laranjeiras
do Sul da UFFS, diversas atividades para além das salas de aula vêm sendo desenvolvidas,
como a divulgação do programa em feiras regionais, o planejamento e execução de oficinas
voltadas à educação e conscientização e a recepção de estudantes das escolas no ambiente da
universidade. A participação em eventos como a Expoagro e a Exporio possibilitaram a
interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, sendo fundamentais para a divulgação
de projetos educacionais e para a troca de experiências entre educadores e alunos. A presença
em feiras e exposições também permitiu que os estudantes apresentassem suas iniciativas e
discutissem temas relevantes para a educação. Além disso, foram realizadas oficinas em
colégios, como a oficina "Relação Campo-Cidade", que abordou a importância da conexão
entre as realidades rural e urbana. Essa atividade promoveu discussões sobre a cultura local, a
valorização do meio ambiente e a conscientização sobre a diversidade. Outra atividade
relevante foi a oficina sobre os males do tabagismo e dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar
(DEFs), que visou conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao tabagismo. Essa
atividade foi dividida em duas salas temáticas: a sala Dispositivos, onde foram apresentados
os diferentes tipos de cigarros eletrônicos, seus materiais, substâncias utilizadas, mecanismos de funcionamento e até um resgate histórico sobre o tabagismo; e a sala Saúde, que tratou dos
malefícios causados pelo tabagismo, com foco nos impactos dos DEFs sobre o organismo.
Nessa sala, foram discutidos os prejuízos ao sistema respiratório, cardiovascular, digestório e
neurológico, relacionando-os a dados científicos. Também foram apresentados gráficos com
informações da pesquisa PeNSE, que traz estatísticas nacionais sobre o consumo de cigarros
eletrônicos entre adolescentes, evidenciando diferenças regionais, de gênero e entre
estudantes de escolas públicas e privadas. Essa abordagem interativa permitiu reflexão crítica
sobre os riscos, fortalecendo a consciência em saúde e o papel transformador da educação. Os
alunos do PIBID também receberam na UFFS uma turma para a testagem da oficina de
Microscopia. Nesta ação os estudantes do ensino fundamental tiveram um dia de estudantes
universitários, recebendo informações sobre conceitos de óptica e testando diferentes
microscópios para visualizar estruturas vivas. As ações desenvolvidas pelos pibidianos
promovem o aprofundamento dos conhecimentos através da pesquisa bibliográfica necessária
para a construção do embasamento teórico necessário aos temas de trabalho. Ao mesmo
tempo desafiam os participantes do PIBID a desenvolverem abordagens atrativas e
direcionadas ao seu público-alvo e os expõem a ambientes de formação alternativos à sala de
aula, ampliando o alcance do PIBID Ciências Biológicas do campus Laranjeiras do Sul da
UFFS na formação inicial docente de seus alunos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Laranjeiras do Sul