IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, saberes profissionais, escola-universidade, práticas pedagógicas

Resumo

O estudo busca evidenciar por meio de relato, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) contribui para a formação inicial de professores. Por colocar futuros professores em contato direto com estudantes, equipe pedagógica e gestores, amplia sua compreensão sobre a complexidade da docência. Com base em vivências na educação básica, percebe-se que o programa fortalece a identidade docente, ampliando os saberes profissionais e consequentemente permitindo aquisição das práticas escolares. O relato de experiência vem da participação no Pibid e do desenvolvimento de suas atividades na Escola Municipal Henrique Krygier do município de Virmond- Pr, onde realiza-se atividades semanalmente, voltadas para a alfabetização dos alunos de primeiros e segundos anos do ensino fundamental. As atividades foram iniciadas no mês de março, de 2025, com participação de 9 bolsistas e a supervisora, onde cada aluno ficou responsável para atuar em diferentes etapas do ensino, desenvolvendo as atividades designadas pela supervisora. A equipe pedagógica recebeu nos muito bem e vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos com entusiasmo. Ao inserir os discentes em contextos reais de ensino, o Pibid estreita os laços entre universidade e escola, favorecendo uma formação mais crítica, reflexiva e conectada à realidade da educação. O projeto tornou possível a vinculação das teorias estudas com a prática, incentivando a ressignificação de conteúdos acadêmicos à luz dos problemas e potencialidades observados no dia a dia escolar. Permitiu conhecer a realidade escolar, a visualização das etapas de alfabetização em que os estudantes se encontram, contribuindo para realização de diagnose e vislumbre de possíveis intervenções. Sendo isso de grande valia para a atuação futura. O Pibid não beneficia apenas os futuros docentes, também impacta positivamente a escola. Conclui-se que o Pibid representa uma estratégia potente para a melhoria da formação docente e da qualidade da educação.

Biografia do Autor

  • Marieli Ribeiro Meira, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduando em Pedagogia pela Universidde Federal da Fronteira Sul- Lranjeiras do Sul- Paraná (2021).

  • Simone Rocha Leôncio, Escola Municipal Henrique Krygier

    Bacharela em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 2020, Licenciada em Pedagogia e Matemática. Além disso, concluí diversas especializações na área da Educação, o que fortaleceu minha atuação profissional. Atualmente, trabalho como professora na Educação Básica e sou mestranda em Química pela UNIOESTE.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Pesquisa (TCC) - Campus Laranjeiras do Sul