CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ACADÊMICOS INDÍGENAS: RELATOS INICIAIS
Palavras-chave:
: Língua Portuguesa; Acadêmicos Indígenas; Interculturalidade; Ensino Superior.Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados iniciais de um projeto de ensino de Língua Portuguesa para acadêmicos indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. O curso foi criado para apoiar a permanência de estudantes indígenas no ensino superior, considerando as diferentes experiências linguísticas e culturais, bem como os desafios no domínio do português acadêmico. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou instrumentos diagnósticos como questionários, cartas de apresentação e rodas de conversa. Os dados revelam que a maioria dos estudantes busca aprimorar habilidades de escrita e leitura, além de valorizar a presença de suas línguas e culturas indígenas nas aulas. Entre as principais dificuldades relatadas destacam-se a compreensão oral da língua portuguesa, as barreiras tecnológicas e a insegurança na produção oral, frequentemente associada à timidez e à limitação de vocabulário. Os resultados iniciais revelam ainda a importância das metodologias participativas, em especial as rodas de conversa, como espaço de construção coletiva de saberes, além de apontarem a necessidade de produção de materiais didáticos específicos e interculturais. A análise reforça que o curso cumpre papel fundamental no acolhimento e no fortalecimento da trajetória acadêmica dos estudantes indígenas, ao valorizar suas identidades culturais e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo. Os resultados parciais apontam para a necessidade de materiais específicos e metodologias interculturais, reforçando a importância de iniciativas que favoreçam a inclusão e a permanência dos estudantes indígenas no ensino superior.
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