USABILIDADE E CONHECIMENTO SOBRE AS FUNCIONALIDADES DO MEU SUS DIGITAL: ESTUDO COM USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE PASSO FUNDO, RS.
Palavras-chave:
meu SUS digital; atenção primária à saúde; saúde digital; tecnologia em saúde.Resumo
O aplicativo Meu SUS Digital é uma ferramenta tecnológica disponibilizada pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde. Por meio do aplicativo, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem consultar informações e utilizar funcionalidades como o programa Dignidade Menstrual e o Cartão Nacional de Saúde. O presente estudo tem como objetivo descrever a usabilidade do aplicativo Meu SUS Digital, o conhecimento dos serviços ofertados pelo aplicativo e o perfil sociodemográfico de usuários da atenção primária de Passo Fundo, RS. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo, recorte da pesquisa multicêntrica intitulada: “ConecteSUS Cidadão (MEU SUS DIGITAL)”, realizada em 13 cidades das cinco regiões do Brasil. Neste recorte foram analisados dados coletados de outubro a dezembro de 2024 em 30 Unidades de Saúde de Passo Fundo, RS, a partir de entrevistas realizadas no aplicativo REDCap. Para a análise de dados foi utilizada estatística descritiva, com a distribuição de frequências absolutas e relativas (n, %), para descrição do perfil sociodemográfico dos usuários e da prevalência da usabilidade e do conhecimento dos serviços ofertados no aplicativo. Todas as análises foram realizadas no programa Stata versão 12.1 e o nível de significância estatístico adotado foi de p<0,05. No período do estudo, um total de 90 entrevistas foram realizadas, sendo os participantes, em sua maioria, mulheres cisgênero (65,6%), usuários de 36 a 59 anos (62,2%), brancos (79,3%), com ensino médio completo ou não (42,2%) e renda familiar de até um salário mínimo (56%). Em relação ao uso do app, 81,1% dos respondentes estão satisfeitos, 80% concordam que ele é útil em suas rotinas de saúde, 50% conseguem ajuda quando tem dificuldades com o aplicativo e 46,7% não tem o hábito de usá-lo. Sobre o conhecimento dos serviços ofertados, 92% conhecem o registro de vacinação, 71,3% conhecem exames, ferramenta que registra os resultados de exames como COVID-19 e Monkeypox, 50,6% conhecem o registro de medicamentos cadastrados pelo usuário ou recebidos pelo Programa Farmácia Popular, 52,9% conhecem o Programa Dignidade Menstrual, 50% não conhecem a ferramenta de localização das Redes de Saúde mais próximas, 73,6% não conhecem o registro de informações sobre atendimentos e internações, 63,3% não conhecem o registro de contatos para situações de emergência, 66,7% não conhecem o registro de alergias e 78,2% não conhecem a funcionalidade Meu Diário de saúde. A pesquisa aponta que a maioria dos usuários estão satisfeitos com o aplicativo, no entanto, esse dado contrasta com a falta de conhecimento em relação a ferramentas essenciais como o Programa Dignidade Menstrual, indicando que a simples disponibilização da tecnologia não garante seu uso pleno. Os achados são essenciais para a formulação de políticas públicas e ações no SUS que visem a capacitação dos cidadãos para o uso efetivo das tecnologias disponíveis, garantindo que o acesso à informação se traduza em maior autonomia e cuidado com a saúde.
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