REVOLUÇÃO 4.0 E O COLAPSO AMBIENTAL: O QUE REVELAM AS TRAGÉDIASBRASILEIRAS?
Palavras-chave:
Educação Básica, Geografia, Consciência ambiental, SustentabilidadeResumo
O presente trabalho analisa os impactos socioambientais causados por eventos extremos e pelas ações humanas intensificadas no contexto da modernização tecnológica. A análise parte de tragédias datadas da última década, como o rompimento de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), em Minas Gerais; os recorrentes desastres provocados por enchentes nos estados de Santa Catarina e São Paulo; o descarte de dejetos de suínos e bovinos oriundos da agroindústria; e as intensas chuvas no estado do Rio Grande do Sul, em 2024. Esses acontecimentos refletem a tensão existente entre o avanço da Revolução 4.0 e a negligência com o meio ambiente. Levando isso em consideração, o presente trabalho tem como objetivo geral promover a reflexão crítica sobre os efeitos da ação humana e tecnológica nos ecossistemas, desenvolvendo, assim, a consciência ambiental, por meio de pesquisas e de produção de material audiovisual. Metodologicamente, o trabalho é um relato de experiência acerca de uma prática pedagógica desenvolvida no segundo semestre de 2024, com a turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, no município de Caibi, Santa Catarina, no âmbito da disciplina de Geografia. Em sala de aula, os procedimentos adotados para a execução das atividades abrangeram a realização de pesquisas investigativas com análise de fontes jornalísticas, científicas e documentais, seguidas da criação de um documentário, sintetizando dados produzidos, reflexões e propostas de conscientização. As competências e habilidades alinham-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando-se: exercitar o pensamento científico, crítico e criativo; valorizar a diversidade e a sustentabilidade; avaliar os impactos ambientais decorrentes da ação humana; analisar formas sustentáveis de uso dos recursos naturais; investigar os efeitos socioambientais da industrialização; discutir o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento sustentável; e produzir documentário como instrumento de expressão crítica, de argumentação e de sensibilização social. Como conclusão, destaca-se que o trabalho estimula o protagonismo juvenil, a interdisciplinaridade e o uso da tecnologia como ferramenta de transformação social e defesa do meio ambiente. Este trabalho demonstra a possibilidade de instigar a pesquisa e propor soluções para problemas ambientais, promovendo a conscientização dos estudantes quanto ao avanço tecnológico e seus impactos.
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