A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DARWINIANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Tainara do Amaral Pereira da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Emanuele Marques de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Juliana Dias Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Dra. Maria Alice Canzi Ames Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Tamara Caliandra Quadros Rabuske Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Aprendizagem Investigativa, Seleção Natural, Educação Científica, Pedagogia, Pensamento Crítico

Resumo

O presente estudo discorre acerca da trajetória acadêmica e profissional de Charles Robert Darwin (1809–1882), suas principais ideias e as contribuições para a ciência e a educação. O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre suas ideias e contribuições científicas, destacando suas implicações para a educação e a pedagogia nos dias atuais, de modo a compreender como seu legado pode fundamentar práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento crítico, investigativo e contextualizado dos alunos. O estudo justifica-se pela relevância de seu pensamento para além do campo da Biologia, alcançando a educação e a formação pedagógica. Sua teoria da evolução das espécies, por exemplo, ao valorizar a observação, a investigação e a análise da realidade, oferece subsídios para práticas de ensino que rompem com o dogmatismo e incentivam a autonomia intelectual dos alunos em sala de aula. Além disso, compreender a influência darwiniana no pensamento educacional contribui para fortalecer abordagens pedagógicas baseadas na curiosidade, no desenvolvimento gradual e na relação do ser humano com seu meio natural e social, aspectos essenciais para uma educação crítica, investigativa e inclusiva.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo