A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DARWINIANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Aprendizagem Investigativa, Seleção Natural, Educação Científica, Pedagogia, Pensamento CríticoResumo
O presente estudo discorre acerca da trajetória acadêmica e profissional de Charles Robert Darwin (1809–1882), suas principais ideias e as contribuições para a ciência e a educação. O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre suas ideias e contribuições científicas, destacando suas implicações para a educação e a pedagogia nos dias atuais, de modo a compreender como seu legado pode fundamentar práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento crítico, investigativo e contextualizado dos alunos. O estudo justifica-se pela relevância de seu pensamento para além do campo da Biologia, alcançando a educação e a formação pedagógica. Sua teoria da evolução das espécies, por exemplo, ao valorizar a observação, a investigação e a análise da realidade, oferece subsídios para práticas de ensino que rompem com o dogmatismo e incentivam a autonomia intelectual dos alunos em sala de aula. Além disso, compreender a influência darwiniana no pensamento educacional contribui para fortalecer abordagens pedagógicas baseadas na curiosidade, no desenvolvimento gradual e na relação do ser humano com seu meio natural e social, aspectos essenciais para uma educação crítica, investigativa e inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tainara do Amaral Pereira da Silva, Emanuele Marques de Oliveira, Juliana Dias Pinto, Dra. Maria Alice Canzi Ames, Tamara Caliandra Quadros Rabuske

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

