O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA_CAMPUS CHAPECÓ
Palavras-chave:
Extensão Curricular; Indissociabilidade; Dialogia.Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva da curricularização da extensão no Curso de Pedagogia do Campus Chapecó (SC), considerando a legislação vigente e as concepções que a fundamentam, mediadas pelos desafios atuais que impulsionam alternativas neste processo educativo, no currículo de formação do(a) pedagogo(a). Respeitando os compromissos historicamente assumidos pelas singularidades do curso e em atenção aos estudos éticos da realidade, que atravessam os campos de atuação profissional dos pedagogos, buscou-se articular o processo formativo, aprofundando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, eixos estruturantes da universidade. Nesse entendimento, a extensão passou a provocar, no curso e em seus interlocutores, um diálogo diferenciado a partir das demandas da comunidade, considerando igualmente o protagonismo dos estudantes, conforme o perfil do egresso e a legislação. Mediados por metodologias de extensão e pela escuta atenta, referenciada por instrumentos de diagnóstico no Componente Curricular de Gestão, foi possível identificar necessidades sinalizadas no e pelo diálogo com gestores, professores, equipe pedagógica, estudantes e outros sujeitos da escola — lócus de formação e de atuação profissional —, os quais, em outras circunstâncias, talvez não fossem alcançados na relação universidade-escola. Essa perspectiva, ancorada nas demandas da escola e em sintonia com o percurso formativo implementado pela universidade, tem possibilitado que os estudantes se sensibilizem e proponham alternativas para responder às questões levantadas, a serem posteriormente implementadas. O diálogo e a inserção, sustentados por instrumentos de pesquisa, potencializaram tempo, compromissos e criatividade dos estudantes nas proposições identificadas a partir da interlocução com o estágio de gestão educacional. O resultado desse movimento permitiu a construção e implementação de exercícios de escrita, processos de interação e convivência, a valorização da linguagem literária e a organização de ciclos formativos decorrentes da diversidade presente nas salas de aula, na escola e nos contextos sociais. Embora ainda inicial, esse processo vem forjando uma nova dinâmica formativa, que se expressa na construção de projetos de extensão em articulação com a matriz curricular em elaboração, buscando inserir a extensão no interior dos componentes curriculares e dar materialidade efetiva à tríade ensino, pesquisa, extensão.
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