Cinema e Ensino de História: Reflexões Acerca da Práxis Docente a partir de uma Perspectiva Freiriana.
Palavras-chave:
Ensino de História, Cinema e História, Escritas de Si, MemóriaResumo
O objetivo do nosso trabalho consiste na análise fílmica dos longa metragens “Narradores de Javé” (2003) da cineasta brasileira Eliane Caffé e “Escritores da Liberdade” (2007) do estadunidense Richard LaGravenese com o objetivo de pensarmos os sentidos da educação formal e sua relação com a sociedade em que vivemos. O recurso metodológico utilizado para o aprofundamento das temáticas educação, cultura e sociedade, está fundamentado pela obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire. Também embasaremos nossa análise com as obras “A Construção de uma Didática da História: Algumas Ideias sobre a utilização de filmes no ensino” (2003) e “Ensino de História” (2007), ambos de Kátia Abud, e “O Saber Histórico na Sala de Aula” de Circe Bittencourt. O aprofundamento da temática Cinema e Ensino de História, possibilitado pelo Programa de Iniciação à Docência (PIBID), consiste em um tema fundamental para a formação e aprimoramento de docentes da área da história, assinalando a importância e os desafios de uma educação crítica, dialógica e emancipadora. As pesquisas concretizadas a partir dos longa metragens e das fundamentações teóricas de referências da área da educação revelam as nuances da práxis docente, contribuindo para repensarmos diariamente e criticamente a práxis vinculada à teoria. Os documentos fílmicos, por se constituírem a partir de representações de uma época a partir da subjetividade dos produtores, são ótimos recursos para o fomento da criticidade dos educandos. Os filmes citados anteriormente se demonstraram essenciais para a discussão em sala de aula acerca de questões como memória, patrimônio, cultura, história oral, cidadania e justiça social voltadas ao ensino de História.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nicoli Gabrieli Grazziottin de Oliveira, Eduarda Vitória Cechett, Janice Isaque de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

