Cinema e Ensino de História: Reflexões Acerca da Práxis Docente a partir de uma Perspectiva Freiriana.

Autores

  • Nicoli Gabrieli Grazziottin de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Eduarda Vitória Cechett
  • Janice Isaque de Paula

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema e História, Escritas de Si, Memória

Resumo

O objetivo do nosso trabalho consiste na análise fílmica dos longa metragens “Narradores de Javé” (2003) da cineasta brasileira Eliane Caffé e “Escritores da Liberdade” (2007) do estadunidense Richard LaGravenese com o objetivo de pensarmos os sentidos da educação formal e sua relação com a sociedade em que vivemos. O recurso metodológico utilizado para o aprofundamento das temáticas educação, cultura e sociedade, está fundamentado pela obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire. Também embasaremos nossa análise com as obras  “A Construção de uma Didática da História: Algumas Ideias sobre a utilização de filmes no ensino” (2003) e “Ensino de História” (2007), ambos de Kátia Abud, e “O Saber Histórico na Sala de Aula” de Circe Bittencourt. O aprofundamento da temática Cinema e Ensino de História, possibilitado pelo Programa de Iniciação à Docência (PIBID), consiste em um tema fundamental para a formação e aprimoramento de docentes da área da história, assinalando a importância e os desafios de uma educação crítica, dialógica e emancipadora. As pesquisas concretizadas a partir dos longa metragens e das fundamentações teóricas de referências da área da educação revelam as nuances da práxis docente, contribuindo para repensarmos diariamente e criticamente a práxis vinculada à teoria. Os documentos fílmicos, por se constituírem a partir de representações de uma época a partir da subjetividade dos produtores, são ótimos recursos para o fomento da criticidade dos educandos. Os filmes citados anteriormente se demonstraram essenciais para a discussão em sala de aula acerca de questões como memória, patrimônio, cultura, história oral, cidadania e justiça social voltadas ao ensino de História.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim