EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “DIÁLOGOS DE DIVERSIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA: TECENDO REDES DE HUMANIZAÇÃO E CONHECIMENTO”
Palavras-chave:
Direitos Humanos; Interculturalidade; Inclusão Social.Resumo
A garantia dos direitos individuais e coletivos permanece como um dos grandes desafios da sociedade brasileira contemporânea, visto que há um cenário marcado pelo crescimento dos discursos neoconservadores, tornando-se ainda mais, torna-se ainda mais urgente promover o respeito às diversidades e o diálogo intercultural. As crescentes manifestações de xenofobia, racismo e fascismo em diversos espaços sociais representam ameaças concretas aos direitos humanos fundamentais. Diante dessa realidade, é urgente a promoção de ações que tornem possível o diálogo e o respeito às diferenças. Nesse contexto, o projeto de extensão "diálogos de diversidade" foi pensado como uma iniciativa de caráter participativo e colaborativo, buscando articular ações voltadas à promoção da diversidade, da produção de conhecimentos e da valorização da cidadania, envolvendo universidades, escolas, entidades da sociedade civil e a comunidade em geral, bem como entidades promotoras e copromotoras de diferentes municípios, como Cerro Largo, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz e outros, com o intuito de realizar debates amplos e inclusivos. Nesse sentido, o presente relato de experiência possui como objetivo apresentar ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Diálogos de Diversidade, Políticas Públicas e Cidadania: tecendo redes de humanização e conhecimento”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP/UFFS). Metodologicamente, o projeto adotou uma abordagem participativa e itinerante, com a realização de palestras, oficinas, debates e exibições cinematográficas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da URI, escolas públicas e movimentos sociais. Como resultados, destacam-se a realização do “III Diálogos de Diversidade” com 32 atividades temáticas, com enfoque em gênero, raça, sustentabilidade, direitos LGBTQIA+ e movimento estudantil, além da participação de mais de 470 pessoas, entre acadêmicos, estudantes da educação básica e membros da comunidade. A avaliação dos participantes revelou elevado grau de satisfação, ressaltando a relevância dos temas abordados, a qualidade das atividades e o impacto positivo dos debates promovidos. Portanto, conclui-se que o projeto contribui para o fortalecimento das redes de conhecimento e valorização das diferenças, reafirmando o papel da universidade como espaço de defesa dos direitos humanos, da democracia e da promoção de uma cidadania participativa.
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