Planejamento para Educação Infantil: articulação entre formação de professores em nível médio e superior

Autores

  • Ana Julia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Natalie Wendt de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudia Eliane Ilgenfritz. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Campos de experiência, Teoria e prática

Resumo

O planejamento pedagógico na Educação Infantil é um instrumento que orienta e organiza o trabalho docente, garantindo a intencionalidade educativa e a coerência entre objetivos, métodos e avaliação. Segundo Libâneo (2013), planejar é “deliberar sobre as ações a serem realizadas, definindo objetivos e meios para atingi-los”, sendo, portanto, essencial para que o ensino tenha sentido e significado. Na Educação Infantil, o planejamento deve estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece os direitos de aprendizagem, conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apresenta ainda, os campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (BRASIL, 2017).

Biografia do Autor

  • Ana Julia, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Ana Julia Matos Reisdorfer. Acadêmica de Curso de Pedagogia, bolsista PIBID/CAPES.

  • Natalie Wendt de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Natalie Wendt de Lima. Acadêmica de Curso de Pedagogia, bolsista PIBID/CAPES.

  • Cláudia Eliane Ilgenfritz., Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora Orientadora. Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós- Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) - UFFS, Campus Cerro Largo. 

  • Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

     Professora Orientadora. Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Erechim – UFFS0 e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (Cerro Largo – UFFS), Campus Cerro.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo