TRILHA ECOLÓGICA: UM MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

Autores

  • MANUELA TURCATO DA COSTA Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Palavras-chave:

Conservação, Educação Ambiental, PETCiências, Sustentabilidade

Resumo

TRILHA ECOLÓGICA: UM MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

 

COSTA, M.T.[1]; GÜLLICH, R.I.C [2];

 

  Em um contexto global marcado por intensas crises ambientais, como desmatamento, mudanças climáticas e crimes ecológicos, foram organizadas ferramentas importantes para promover a educação ambiental, a valorização da natureza e o desenvolvimento sustentável. Pensando nesse cenário de como o distanciamento das pessoas em relação ao ambiente natural é crescente - especialmente nas áreas urbanas -, a Trilha Ecológica, promovida pelo PETCiências da UFFS-campus Cerro Largo, representa um momento de reconexão com este ambiente. Voltada para a integração entre conhecimento científico e experiência prática, ela tem um de seus objetivos de atuar em espaços de ensino interdisciplinares, integrando conhecimentos na área da Biologia, e assumindo um papel fundamental na formação dos discentes e até mesmo de cidadãos conscientes e críticos, tornando-se uma ferramenta indispensável. A atividade desenvolvida, tem como objetivo despertar nos participantes a consciência ecológica, valorizando a biodiversidade local e estimulando a reflexão sobre a importância da conservação ambiental, é uma estratégia eficaz para aproximar a comunidade acadêmica e local da realidade ambiental.

  A metodologia incluiu o planejamento do percurso da trilha, identificação e registro das espécies de fauna e flora, elaboração de materiais educativos e capacitação dos bolsistas para conduzir visitas guiadas. A participação da comunidade escolar permitiu a observação direta dos ecossistemas locais e a discussão sobre a importância da sustentabilidade, fortalecendo a relação entre universidade, sociedade e meio ambiente. Durante o percurso das atividades, foram abordados temas relacionados a ecologia, interações entre espécies, nativas e exóticas, impactos das ações humanas e práticas de preservação ambiental. A participação dos estudantes permitiu a observação direta dos ecossistemas locais, fortalecendo a relação entre universidade, sociedade e meio ambiente.

   Os resultados apontam que a trilha ecológica contribuiu para a ampliação do conhecimento ambiental dos participantes, estimular atitudes de conservação e despertar o interesse por ações de proteção do patrimônio natural. Além disso, a experiência proporciona aos bolsistas do PET Ciências a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e planejamentos essenciais para a extensão universitária. Concluiu-se que a Trilha Ecológica constitui uma estratégia significativa de educação ambiental, capaz de integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões sobre sustentabilidade, cidadania e responsabilidade socioambiental. Dessa forma a atividade se mostra uma ferramenta valiosa para o fortalecimento da consciência ecológica, servindo como modelo para futuras iniciativas de educação ambiental em contextos acadêmicos.



Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Trilha Ecológica; PETCiências; Conservação.

Área do Conhecimento: Ciências Biológicas

Origem: Extensão

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Extensão & Cultura - Campus Cerro Largo