O COLAPSO DAS CERTEZAS MODERNAS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA CIENTÍFICA: ANALISANDO A OBRA MODERNIDADE LÍQUIDA DE BAUMAN
Palavras-chave:
Zygmunt Bauman , Modernidade Líquida , Colapso das Certezas ModernasResumo
A obra Modernidade Líquida do sociólogo Zygmunt Bauman apresenta a mudança do imaginário coletivo ocidental com a advinda da chamada modernidade líquida, onde as crenças coletivas da modernidade, que anteriormente sustentavam a vida social, se tornam instáveis. Entre as crenças submetidas à condição de dúvida, podem ser citadas a ideia de um progresso científico, uma progressão de carreira estável e relações afetivas duradouras. Essa instabilidade ocasiona diversos efeitos no meio social, como o aumento do individualismo, a dissolução do impacto das instituições sociais tradicionais, um senso de identidade fluída e um temor por parte dos indivíduos, que não conseguem projetar de maneira concisa seu futuro. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é apresentar os conceitos elaborados na obra de Bauman de maneira didática, elucidando a relação dessa transição entre a modernidade sólida e líquida, com a crescente descrença social contemporânea no fazer científico, nas instituições sociais tradicionais e nas relações afetivas. Traçando uma problemática relevante para a compreensão do crescimento da desinformação no cenário contemporâneo, assim como o aumento da incidência de quadros de ansiedade associados à instabilidade que cerca as relações com o meio social. Esse resumo origina-se dos dados obtidos através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, sendo ela originalmente realizada para apresentação de um seminário no componente curricular de Introdução ao Pensamento Social, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, durante o primeiro semestre do ano de 2025. Como conclusão, obtém-se que o estudo da obra de Zygmunt Bauman dentro do ambiente universitário, fornece para os discentes uma base teórica que contribui para sua formação tanto crítica, quanto de compreensão da formação da realidade social na qual estão inseridos. Sendo relevante como prática pedagógica e também como objeto de estudo e reflexão, que agrega a formação do repertório sociológico dos futuros profissionais formados pela instituição.
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