INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PIBID

Autores

  • Ingrid Lazarotto UFFS
  • Everton Bandeira Martins

Palavras-chave:

PIBID; Docência; Ensino de História; Formação de Professores.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo oferecer aos estudantes de licenciatura uma inserção gradual no ambiente escolar, permitindo vivenciar a prática da docência e compreender o funcionamento do sistema educacional brasileiro. A autora iniciou a sua participação no programa em junho de 2025 na EEB Profª Zélia Scharf. No entanto, já havia participado do programa anteriormente por cerca de dois anos, antes de iniciar os estágios obrigatórios da graduação, que foi essencial posteriormente. Após um pouco mais de um mês acompanhando as aulas do professor supervisor da escola e se familiarizando com o ambiente escolar e o perfil dos alunos, o professor solicitou que a bolsista elaborasse e executasse um projeto de intervenção com os alunos. A autora optou trabalhar com o sexto ano (turma 63), que possui cerca de 25 estudantes. O próximo conteúdo era sobre o Egito Antigo e a Mesopotâmia. As aulas foram planejadas e realizadas com dedicação e um aprofundamento teórico que contempla aspectos geográficos, sociais, culturais e políticos de ambas as civilizações. Essa fase do projeto evidenciou a complexidade da prática docente, especialmente em uma turma numerosa com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. Ao final das aulas expositivas, foi desenvolvido uma atividade prática focada na exploração da escrita cuneiforme, a fim dos alunos compreenderem a importância da escrita para as organizações sociais, políticas e religiosas da Mesopotâmia. Desse modo, por meio de uma atividade de experimentação e exploração, os alunos desenvolveram a percepção sobre os modos antigos de comunicação e registros históricos mesopotâmicos. Para isso, foi utilizado argila, papelão, palitos de madeira e outros materiais simples que permitiram a confecção manual. Os estudantes foram orientados a moldar a argila em formato de uma folha ou tábua e registrar, por meio de símbolos cuneiformes, seus nomes e três características da civilização mesopotâmica que mais os interessavam. Ao final da atividade foi questionado aos estudantes o que consideraram da atividade proposta, e foram recebidos diversos elogios. Relataram também que nunca tinham feito uma atividade dessa forma na disciplina de História. Ao longo da aplicação da atividade, que demandou de duas aulas seguidas, os alunos se agitaram bastante, houveram muitas conversas e tiveram estudantes que não trouxeram a argila e tiveram que emprestar dos colegas. Por fim, foi uma prática pedagógica enriquecedora para a formação dos estudantes e também da futura professora. Essa vivência reafirma a importância do PIBID como um espaço de formação inicial para futuros professores, proporcionando o contato direto com a realidade da sala de aula e a oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas significativas que articulem teoria e prática, contribuindo para a construção da identidade docente.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Chapecó