SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE O REINO PLANTAE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
Palavras-chave:
PIBID, Ensino por Investigação, Ensino de CiênciasResumo
O presente relato é fruto das experiências vivenciadas por estudantes de licenciatura participantes do PIBID Interdisciplinar (Química, Física e Biologia), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza. Com foco no Ensino por Investigação, os bolsistas do PIBID estão desenvolvendo Sequências de Ensino Investigativas (SEI) com os alunos da da Educação Básica, organizadas a partir de diferentes temáticas relacionadas ao contexto dos alunos e aos conteúdos de Ciências. Uma SEI possibilita a aprendizagem ativa dos alunos por meio da construção do conhecimento através da investigação, aproximando-os dos processos da pesquisa científica. Trata-se de uma metodologia que envolve os alunos na resolução de um problema, incentivando-os a questionar, observar e experimentar, com a mediação do professor, que os guia por etapas que incluem a proposição de um problema, a resolução, a sistematização do conhecimento e a avaliação. Entretanto, em alguns casos, a prática educativa na área de Ciências da Natureza dentro das escolas utiliza-se de metodologias tradicionais com foco nos conteúdos e na memorização, em que o professor atua como detentor dos saberes, sendo um “transmissor de conhecimentos”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ademilson Vieira Junior, Jayne Martins Lopes, Mariana Scavassa Ferreira, Viviane Arrigo, Aline Portella Biscaino, Loizete Aparecida Maria Zabot

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

