LILI SAÚDE: 1º FESTIVAL DE LITERATURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO UFFS PF
Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Promoção da saúde, Literatura, População Negra, Liberdade de ExpressãoResumo
A literatura e a liberdade de expressão sãomanifestações artísticas e instrumentos de resistência, promoção da saúde emocional e afirmação de direitos humanos. Em um cenário marcado por desigualdades sociais e pela necessidade de valorização das identidades negras, quilombolas e indígenas, torna-se fundamental criar espaços que unam cultura, ciência e cidadania. É nesse contexto que se insere o projeto de extensão LILI Saúde: 1º Festival de Literatura e Liberdade de Expressão, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Passo Fundo). Este, tem por objetivo central promover a literatura e a expressão cultural livre como formas de reconhecimento de direitos e de estímulo ao autocuidado e à saúde emocional. Articulando literatura, Saúde Coletiva, psicologia, comunicação e direito, com ênfase na valorização das comunidades negras e na integração de saberes populares e acadêmicos. Entre as metas, destacam-se: incentivar práticas de saúde emocional por meio da literatura; fomentar reflexões sobre liberdade de expressão e direitos humanos; e consolidar espaços de diálogo intercultural, incluindo contribuições de comunidades quilombolas do norte do estado. Para isso, a metodologia adota oficinas, palestras, rodas de conversa, ações culturais e produção científica, envolvendo tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. O cronograma de atividades (maio de 2025 a abril de 2026) contempla desde a formação teórica e produção de conteúdos digitais até a realização do 1º Lili Saúde, previsto para novembro de 2025. Esse evento reunirá mesas-redondas, oficinas, contações de histórias e apresentações culturais, além da entrega do Prêmio Djanira Ribeiro de Liberdade de Expressão Cultural. Até o momento, os resultados parciais consistem em: parcerias confirmadas com artistas e convidados, como o Grupo Artístico Cultural Alforria – Confraria São Miguel, o advogado de Direitos da população negra, Dr. Jonas Benites e a Dra. em Psicologia Priscila Detoni. Além disso, a equipe consolidou um cronograma detalhado de atividades, criou perfis digitais para divulgação e otimizará canais de comunicação com a comunidade, incluindo a participação no podcast “Diga Saúde com a UFFS”. As reuniões internas também promoveram integração de saberes, com contribuições de experiências em comunidades quilombolas, enriquecendo ainda mais a abordagem intercultural do projeto. Dessa forma, o “LILI Saúde” vem se desenvolvendo para que se consolide como um espaço de promoção da saúde, da literatura e da liberdade de expressão, com impacto já perceptível na mobilização de parceiros culturais e acadêmicos, no fortalecimento da equipe e na abertura de novos canais de comunicação. Trabalha-se para que suas ações contribuam para práticas de autocuidado, valorização de expressões culturais diversificadas e fortalecimento da democracia por meio da defesa da liberdade de expressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yasmin Mayte Satonino Marchetto, Helena de Moraes Fernandes, Alessandra Regina Müller Germani, Aníbal Lopes Guedes, Sarah de Cassia Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

