O Jogo Como Estratégia de Aprendizagem Coletiva em História e Artes

Autores

  • Lucas Nardi Baierle Universidade Federal da Fronteira Sul
  • João Gabriel Bittencourt Carvalho
  • Renan Mattos

Palavras-chave:

jogos educativos; ensino de Arte; aprendizagem coletiva

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de ensino em que se aplicou um jogo educativo com estudantes, tendo como objetivo principal estimular a aprendizagem coletiva, o pensamento crítico e o engajamento lúdico em conteúdo da disciplina de História da Arte. Os conteúdos contemplados foram os estilos artísticos do Barroco, Expressionismo, além da linguagem das histórias em quadrinhos e mangás, previamente estudados pela turma. A metodologia consistiu na organização dos alunos em quatro grupos, favorecendo a socialização e a cooperação, com vistas à construção conjunta do conhecimento. A dinâmica adotada foi a de um quiz, composto por dez questões de múltipla escolha referentes aos conteúdos, no qual cada acerto garantia dez pontos ao grupo. Além disso, o grupo vencedor da rodada tinha o direito de lançar um dado, cujo resultado era somado à pontuação obtida. A inclusão do dado permitiu aliar o elemento de sorte ao processo de aprendizagem, gerando maior motivação e descontração entre os participantes. A proposta buscou articular a ludicidade e o desafio intelectual, incentivando que os estudantes elaborassem suas respostas coletivamente e refletissem de modo crítico sobre os conteúdos de Arte. O jogo, nesse contexto, foi compreendido como instrumento pedagógico capaz de transformar a sala de aula em espaço de encontro, conforme apontam estudos sobre a utilização de jogos no ensino, promovendo tanto a construção de conceitos quanto a vivência de situações de cooperação e tomada de decisão em grupo. Como resultado, observou-se que os estudantes se envolveram ativamente, demonstraram maior interesse pelos conteúdos e reforçaram a dimensão social da aprendizagem. Conclui-se que a experiência contribuiu para dinamizar o processo de ensino, favorecendo a aprendizagem significativa e demonstrando o potencial do jogo como recurso didático interdisciplinar, especialmente em disciplinas que exploram manifestações culturais e artísticas.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim