JOGO E ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Vitor Marques Pereira UFFS

Palavras-chave:

Ensino de História, Metodologias Ativas, Pré-História

Resumo

A prática consistiu na criação de um jogo de múltipla escolha sobre Pré-História e História Antiga (civilizações grega e egípcia), aplicado no 1º ano do Ensino Médio dentro do projeto PIBID. Foram elaboradas 22 questões em formato de slides, trabalhadas coletivamente em grupos. A atividade estimulou a participação, o debate e a cooperação entre os alunos, que demonstraram maior interesse e motivação na revisão dos conteúdos. Conforme Pereira e Giacomoni (Jogos e ensino de história), o uso de jogos pode tornar o aprendizado mais envolvente e inovador, o que se confirmou na experiência, evidenciando o potencial das metodologias ativas para promover uma aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim