CIRCUITOS EDUCATIVOS NO CAMPUS CHAPECÓ: APROXIMANDO ESCOLAS E UNIVERSIDADE PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
extensão universitária; educação básica; acesso ao ensino superior; inclusão educacional; aproximação escola-universidade.Resumo
O programa de extensão “Circuitos Educativos no Campus Chapecó: escolas na UFFS e UFFS nas escolas”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), destaca a importância da divulgação da instituição como forma de aproximar a comunidade escolar do ensino superior, ampliando o conhecimento sobre o papel da universidade pública e suas oportunidades. Essa divulgação fortalece a integração entre a educação básica e a universidade, desperta o interesse dos estudantes pela continuidade dos estudos e contribui para democratizar o acesso ao ensino superior, valorizando a presença da UFFS como espaço de formação, pesquisa e transformação social na região. O programa é desenvolvido em duas formas de realização que se complementam. A primeira proporciona visitas permanentes ao campus, o qual os estudantes da educação básica podem vivenciar a rotina universitária por meio de exploração de laboratórios, biblioteca, auditórios e outros espaços acadêmicos, além de participar de oficinas, palestras, cursos e exposições. A segunda ocorre quando a UFFS se desloca até as escolas, oferecendo atividades como oficinas, palestras, participação em eventos e ações conjuntas ajustadas às demandas de cada comunidade escolar. Essa estrutura amplia o alcance do projeto, promove a troca de experiências em diferentes contextos e reforça a aproximação entre a universidade e a educação básica. O programa conta com a participação de duas bolsistas, um coordenador e professores colaboradores, que realizam reuniões semanais voltadas à definição de estratégias e à elaboração de um calendário integrado, de modo a contemplar a participação de todos os cursos na apresentação de suas propostas aos estudantes da educação básica. As atividades concentram-se em eventos no campus, envolvendo palestras de abertura, visitas guiadas e práticas interativas com duração aproximada de 45 cada, incentivando a participação ativa e a aproximação entre universidade e comunidade escolar. O objetivo deste projeto é diminuir a distância entre as escolas e a universidade, promovendo a aproximação dos estudantes do ensino básico com o ambiente universitário. Busca-se orientar os alunos sobre o processo de ingresso no ensino superior, mostrando as múltiplas oportunidades e cursos disponíveis, e evidenciando que a universidade é um espaço acessível a todos. Além disso, o projeto visa reduzir desigualdades no acesso à educação superior, permitindo que os estudantes percebam a universidade como uma possibilidade real de continuidade de seus estudos e desenvolvimento acadêmico e pessoal. Espera-se que o projeto contribua para o aumento do interesse e da motivação dos estudantes em relação à educação superior, promovendo maior familiaridade com o ambiente universitário e seus cursos. Outrossim, espera-se que os alunos adquiram informações claras sobre o processo de ingresso na universidade, reconheçam que o acesso é uma possibilidade concreta e sintam-se mais confiantes em planejar seus trajetos acadêmicos. Como resultado, o projeto deve colaborar para a redução de desigualdades no acesso ao ensino superior, fortalecendo o protagonismo estudantil e estimulando a construção de perspectivas de futuro mais inclusivas e realistas.
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