EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE TENÍASE E CISTICERCOSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTA
Palavras-chave:
Teníase, Cisticercose, Educação em saúde, Ensino fundamental, PrevençãoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Projeto Integrador Interdisciplinar de Extensão IV, por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e teve como objetivo a promoção de educação em saúde junto a duas turmas do quinto ano da Escola Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori. A atividade foi estruturada como um projeto de extensão com foco na conscientização sobre teníase e cisticercose, suas formas de transmissão e medidas preventivas. Para subsidiar teoricamente as ações, realizou-se uma visita técnica à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), onde foram aprofundados os conhecimentos sobre contaminação da água e do solo, elementos importantes no ciclo de vida dos parasitas causadores dessas doenças. Além disso, buscou-se embasamento científico em artigos da área da saúde, com o objetivo de garantir a veracidade das informações repassadas e o rigor técnico das abordagens utilizadas. A intervenção na escola teve duração aproximada de 45 minutos em cada turma e foi dividida em três momentos principais. No primeiro, foi realizada uma breve apresentação expositiva com auxílio de slides ilustrativos contendo imagens sobre o ciclo da teníase e cisticercose, suas formas de transmissão, sintomas e medidas de prevenção. O uso de linguagem acessível e elementos visuais facilitou a compreensão dos alunos e despertou seu interesse. Em seguida, foi aplicada uma dinâmica interativa com perguntas do tipo “sim ou não”, nas quais os estudantes se posicionavam em lados opostos da sala de acordo com suas respostas. As perguntas abordavam hábitos cotidianos e situações comuns, como: “Você lava as mãos com sabão antes de comer?”, “Você já esqueceu de lavar as mãos depois de usar o banheiro?”, “Você já viu alguém limpar as unhas com a boca?”, “Você já comeu carne de porco que ainda estava vermelhinha ou com sangue?”, “Você já viu alguém fazer cocô no mato ou na rua?”, “Você já viu porco solto na rua perto de lixo ou esgoto?” e “Tem esgoto a céu aberto perto da sua casa ou escola?”. Essa dinâmica proporcionou engajamento, movimento e identificação dos alunos com os temas abordados. No terceiro momento, foi realizado um quiz com música autoral sobre teníase e cisticercose, utilizando o formato de “batata quente” com um bichinho de pelúcia. Quando a música parava, o aluno que estivesse com o objeto respondia a perguntas relacionadas ao conteúdo, como: “Como a gente pode pegar teníase?”, “Como evitar a cisticercose?”, “O verme da teníase vive onde no corpo?” e “O que acontece se a gente engolir ovos do verme?”. A atividade foi finalizada com premiações simbólicas, incentivando a participação e tornando o processo de aprendizagem mais lúdico e prazeroso. A ação demonstrou-se eficaz na transmissão de conhecimentos relevantes à saúde pública, promovendo um ambiente educativo interativo e consciente, em que as crianças puderam reconhecer práticas de risco e refletir sobre o papel individual na prevenção de doenças parasitárias.
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