UMA PESQUISA SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: QUESTÕES INICIAIS
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais; Informação; Educação Básica; Formação de Professores;Resumo
Este texto refere-se ao projeto de pesquisa de Doutorado Profissional em Educação do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. O tema abrange a formação e qualificação docente para a disciplina de Pensamento Computacional. Tendo como questionamentos centrais como é proposta, no Rio Grande do Sul-RS, a formação docente para o Professor da disciplina de Pensamento Computacional? De que forma a qualificação deste profissional está adequada para a realidade e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Ambos questionamentos visam estabelecer um critério de análise baseado nas experiências profissionais da autora e na emergente problemática do tema dentro do ambiente educacional. Em uma análise meticulosa sobre a temática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, entre noventa e nove produções, apenas duas se aproximam ao tema em questão. Portanto, destaca-se a real importância e necessidade de uma análise aprofundada direcionando a formação do Professor específico desta disciplina. Os objetivos visam definir a disciplina de Pensamento Computacional, suas competências e habilidades; examinar as adequações escolares oriundas da mesma, por meio das exigências da BNCC; analisar sua implantação na Rede Estadual de ensino do RS; identificar de que forma ocorrem as formações e qualificações desses Professores no estado e contrastar experiências de Professores da disciplina, de forma a corroborar em uma futura formação continuada para os mesmos. Sendo este último o estopim para a criação do Produto Educacional, um dos requisitos para obtenção do diploma de doutoramento. O foco é desenvolver durante a pesquisa de Doutorado um “blog educacional” por meio de uma página na rede social Instagram, oportunizando a integração de professores da área através de comentários, lives (conversas em tempo real) e até mesmo fóruns invertidos (perguntas enviadas por mensagens, respondidas em pequenos vídeos). Posterior a análise e integração de todas essas informações e interações, a ideia é a constituição de um e-book com caráter problematizador da docência e formador de professores da Educação Básica que trabalham com a temática em destaque. Como metodologia, inicialmente será realizada pesquisa bibliográfica, e um reconhecimento de realidade, com auxílio das Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, averiguando em quais instituições a implementação desta disciplina já acontece, assim como, de que forma a mesma está sendo colocada em prática, para uma possível pesquisa de campo. Assim, atende-se que será possível reconhecer e valorizar a participação do profissional professor, corroborando a uma formação continuada, não apenas como uma prática pedagógica eficaz, mas também uma formação de professores digital, porém “próxima”, para todos os docentes.
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