PIBID EM AÇÃO: PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA SALA TEMÁTICA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Sara Alessandra Ludvig Universidade federal da fronteira sul
  • João Rodolfo ´Patat Felden
  • Camila Carolina Colpo
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Palavras-chave:

pibid; ensino; formação de professores; prática.

Resumo

Neste relato, apresentamos a proposta de revitalização de uma sala de aula na escola-campo de atuação dos pibidianos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto Interdisciplinar: Biologia, Física e Química, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. Uma das principais preocupações dos docentes no processo de ensino se refere à aprendizagem dos alunos. Essa preocupação impulsiona a busca por diferentes estratégias que possam qualificar o processo educativo, entre elas a criação de um espaço acolhedor, voltado à prática científica e à produção de conhecimento. A partir dessa necessidade, surgiu a ideia de revitalizar um espaço ocioso, integrando diferentes elementos pedagógicos, de modo que pudesse ser utilizado simultaneamente por alunos e professores nas práticas de ensino. Na estruturação do ambiente (sala temática do ensino de Ciências), os pibidianos iniciaram reorganizando a disposição das classes, de forma a ampliar o espaço. Em seguida, foi elaborado um painel expositivo contendo diversos elementos relacionados, inicialmente, à citologia geral. Todo o material foi confeccionado em EVA, reproduzindo os diferentes componentes celulares dos seres eucariontes (animais e vegetais), bem como representações de organismos procariontes. Cada estrutura celular foi devidamente identificada com seu nome e respectiva função. Outro objetivo da revitalização foi oferecer um local adequado para a exposição e o armazenamento dos materiais produzidos pelos alunos ao longo do ano letivo. A iniciativa buscou criar um espaço dinâmico, que favorecesse a observação e a utilização dos recursos disponíveis, incentivando seu uso frequente, especialmente pelos discentes. Observamos, ainda, a motivação dos alunos em contribuir com a organização do espaço, seja por meio de simples cartazes informativos ou pela elaboração de materiais, como maquetes. Essa atividade, por sua vez, oportunizou uma experiência formativa para nós, pibidianos, ao reforçar a importância de pensar em espaços que funcionem como incentivo ao estudo e à prática pedagógica.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo