LIGA DE ANATOMIA HUMANA: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO EM DISSECAÇÃO DO ABDOME
Palavras-chave:
Dissecação, Habilidades Cirúrgicas, Anatomia Humana, Ensino Médico, Parede AbdominalResumo
O estudo da anatomia humana é fundamental na formação médica, sendo a dissecação
cadavérica um método pedagógico de valor insubstituível por proporcionar conhecimento
direto sobre a estratigrafia, sintopia, constituição e organização das estruturas corporais. A ação de ensino "Liga de Anatomia Humana ", ofertado no segundo semestre de 2024 como grupo de estudo para acadêmicos de Medicina do Campus Passo Fundo da UFFS, visa resgatar e aprofundar a prática da dissecação com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas e aprofundar o conhecimento anatômico regional. A prática orientada da dissecação de peças anatômicas é crucial para a formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. A metodologia de ensino no segundo semestre de 2024, inclui a preparação da parede anterolateral do abdome do cadáver em decúbito dorsal e em posição anatômica, seguido pela higienização e inspeção detalhada da pele abdominal, buscando sinais de intervenções ou lesões que possam indicar variações anatômicas. A divisão do abdome em nove regiões (epigástrio, hipocôndrios, umbilical, laterais, hipogástrio, inguinais) é essencial para a inspeção minuciosa. As etapas subsequentes envolvem o traçado preciso de linhas de incisão — como a linha sagital mediana do processo xifoide à sínfise púbica, contornando o umbigo, e a linha da espinha ilíaca anterossuperior ao tubérculo púbico, seguindo o ligamento inguinal. A empunhadura do bisturi como um arco de violino para incisões contínuas e o rebatimento da pele e tela subcutânea (hipoderme) de medial para lateral, utilizando a pega semelhante a um lápis, são habilidades manuais refinadas durante o processo. A dissecação da parede anterolateral do abdome permite a observação das camadas da tela subcutânea, como a areolar e a lamelar, e a preservação cuidadosa de veias superficiais como as epigástricas e ilíacas circunflexas superficiais. Este processo não apenas aprimora a compreensão tridimensional das estruturas, mas também reforça conceitos de biossegurança laboratorial e reflexões éticas sobre o respeito ao cadáver. Adicionalmente, o projeto busca produzir material didático de alta qualidade para futuras aulas práticas de anatomia, consolidando o aprendizado e contribuindo para o acervo da universidade.
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