CORRENTE CONTÍNUA VERSUS CORRENTE ALTERNADA: PROBLEMATIZANDO CONHECIMENTOS COM AUXÍLIO DO SIMULADOR PHET CIÊNCIAS

Autores

  • Carmele Patrícia Kunst Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Dandara Heloísa Morais Klug Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Tailur Mousquer Martins Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-1068-2872
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-8018-3331

Palavras-chave:

ferramentas virtuais; aprendizagem; formação de professores; PIBID; estratégias de ensino.

Resumo

Este relato de experiência, desenvolvido no âmbito do PIBID – Ciências da Natureza, descreve uma aula de Ciências do Ensino Fundamental sobre corrente contínua e alternada, utilizando o simulador on-line PhET como recurso didático. A atividade foi estruturada em duas etapas: inicialmente, uma exposição teórica abordou conceitos básicos das correntes elétricas, suas características, aplicações cotidianas e curiosidades, com linguagem acessível e exemplos práticos para facilitar a compreensão. Em seguida, ocorreu a prática com o simulador, onde os estudantes construíram circuitos, observaram o movimento dos elétrons e discutiram as diferenças entre os tipos de corrente. Apesar de dúvidas e dispersões momentâneas, o recurso despertou interesse, gerando engajamento e reflexões produtivas. A experiência evidenciou a importância de equilibrar motivação e aprendizagem conceitual, destacando o potencial do uso de tecnologias no ensino. Além disso, contribuiu para a formação inicial docente ao possibilitar vivências reais em sala de aula, estimulando aprendizagens metodológicas e reflexões sobre o ser professor.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo