CORRENTE CONTÍNUA VERSUS CORRENTE ALTERNADA: PROBLEMATIZANDO CONHECIMENTOS COM AUXÍLIO DO SIMULADOR PHET CIÊNCIAS
Palavras-chave:
ferramentas virtuais; aprendizagem; formação de professores; PIBID; estratégias de ensino.Resumo
Este relato de experiência, desenvolvido no âmbito do PIBID – Ciências da Natureza, descreve uma aula de Ciências do Ensino Fundamental sobre corrente contínua e alternada, utilizando o simulador on-line PhET como recurso didático. A atividade foi estruturada em duas etapas: inicialmente, uma exposição teórica abordou conceitos básicos das correntes elétricas, suas características, aplicações cotidianas e curiosidades, com linguagem acessível e exemplos práticos para facilitar a compreensão. Em seguida, ocorreu a prática com o simulador, onde os estudantes construíram circuitos, observaram o movimento dos elétrons e discutiram as diferenças entre os tipos de corrente. Apesar de dúvidas e dispersões momentâneas, o recurso despertou interesse, gerando engajamento e reflexões produtivas. A experiência evidenciou a importância de equilibrar motivação e aprendizagem conceitual, destacando o potencial do uso de tecnologias no ensino. Além disso, contribuiu para a formação inicial docente ao possibilitar vivências reais em sala de aula, estimulando aprendizagens metodológicas e reflexões sobre o ser professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carmele Patrícia Kunst, Dandara Heloísa Morais Klug, Tailur Mousquer Martins, Rosemar Ayres dos Santos, Eliane Gonçalves dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

