CONSTITUIÇÃO DOCENTE POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Milene Jesus de Souza UFFS- Campus Cerro Largo
  • Karim Francini Herlen
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática de Ensino, Observação, Identidade Profissional, Educação Básica

Resumo

A formação docente ultrapassa o âmbito teórico vivenciado na universidade e se consolida por meio de experiências práticas em contextos reais de ensino. A observação de aulas na Educação Básica representa, nesse sentido, uma etapa essencial do processo formativo, pois possibilita compreender as dinâmicas de ensino, as interações entre professor e estudantes e os desafios próprios da sala de aula, possibilitando, assim, uma compreensão mais aprofundada ao licenciando que está na Formação Inicial sobre o que é ser professor, como é ser professor e como o professor deve se portar em uma sala de aula frente aos alunos, permitindo a constituição docente por meio da observação da sala de aula de um professor que atua na Educação Básica. Focado nessa constituição docente por meio da observação da sala de aula, o presente resumo tem como objetivo refletir sobre como a prática pedagógica de um professor atuante na Educação Básica observada contribui para o processo de constituição da identidade profissional docente do licenciando em Formação Inicial.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo