EXPERIÊNCIAS DO PROJETO CURSOS DE CULTURA NA FRONTEIRA SUL

Autores

  • Ana Cristina Oliveira dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS https://orcid.org/0000-0003-3102-6791
  • Deise Maria Bourscheidt Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Vinícius Triches Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Palavras-chave:

Extensão universitária, Democratização cultural, Fomento à cultura

Resumo

A cultura é parte essencial do ser humano e, por meio dela manifesta-se a identidade, os valores e a visão de mundo; constitui-se, portanto, como elemento fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo. Nesse contexto, o projeto "Cursos de Cultura" da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, busca fomentar a produção cultural e artística na região, promovendo o acesso democrático às manifestações culturais por meio de ações extensionistas. Desenvolvido pela Coordenação Adjunta de Cultura, a iniciativa articula atividades artísticas com os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, alinhando-se à Política de Cultura da UFFS e ao Plano Nacional de Cultura. Desde o início de sua execução, foram realizadas diversas ações envolvendo a comunidade acadêmica e regional, incluindo a organização e divulgação do V Festival Cultura de Fronteira, com oficinas preparatórias que antecederam o evento; a certificação das oficinas: "O Grito Revelado pelo Espalhar das Tintas", que teve como público-alvo: mulheres do Clube de Mães do bairro São Miguel (área periférica da cidade), e do projeto “Teatro de Fantoches: Mitos e Lendas dos Povos Indígenas da Região Sul do Brasil”, apresentado em escolas do município para crianças de 05 a 10 anos. Constatou-se, por meio dessas iniciativas e da participação de artistas locais contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a importância do projeto como mecanismo de fomento à cultura. Apoiou-se também a capacitação em escrita de projetos culturais voltada para comunidades tradicionais, que reuniu indígenas Kaingang e estudantes Tikuna (oriundos das regiões Norte e Sul do país), além de ter auxiliado na promoção da exibição do documentário "Periferia, Mulheres e Cotidiano" do grupo de teatro TULS. Metodologicamente, as ações foram baseadas no levantamento de demandas culturais, no planejamento participativo e na avaliação contínua. Os resultados demonstraram a formação de público para as artes, o fortalecimento da economia criativa regional e a valorização da diversidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região. A experiência reforçou o papel transformador da universidade em seu território e a necessidade de políticas públicas permanentes de fomento à cultura, garantindo espaços contínuos para produção e fruição artística na instituição e na comunidade.

Biografia do Autor

  • Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

    Graduada em Agronomia pela Universidade de Brasília (2005), especialização em Controle Biológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2021). Professora Adjunta da área Agroecologia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.

  • Deise Maria Bourscheidt, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

    Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (2024), área de concentração "Economia Política, Desenvolvimento e Meio Ambiente", mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul e integra o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR) e o Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO). Tem experiência em Economia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas: desastres ambientais, desigualdades, mudanças climáticas e desenvolvimento.

  • Vinícius Triches, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

    Natural de Bento Gonçalves (RS), possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2004), Licenciatura em Sociologia e Licenciatura em História no Centro Universitário Internacional Uninter (UNINTER - 2022 e 2025, respectivamente), Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional Uninter (UNINTER - 2014), MBA Executivo em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes (UCAM - 2016) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2007). Possui Doutorado em Psicologia Social na Universidad Argentina John F. Kennedy (UK), com tese sendo desenvolvida na área da "Identidade Social, Representações Identitárias, Torcidas de Futebol e dupla Gre-Nal". Possui experiência na docência em níveis de graduação, pós-graduação, técnico e profissionalizante, principalmente em disciplinas relacionadas à Economia, Contabilidade, Gestão/Administração e Desenvolvimento Regional. É associado-fundador da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC). Atualmente é Franqueado da Wichmann Corretora de Seguros (Bento Gonçalves/RS) e Professor Substituto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Campus Laranjeiras do Sul/PR, atuando no curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul