EXPERIÊNCIAS DO PROJETO CURSOS DE CULTURA NA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave:
Extensão universitária, Democratização cultural, Fomento à culturaResumo
A cultura é parte essencial do ser humano e, por meio dela manifesta-se a identidade, os valores e a visão de mundo; constitui-se, portanto, como elemento fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo. Nesse contexto, o projeto "Cursos de Cultura" da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, busca fomentar a produção cultural e artística na região, promovendo o acesso democrático às manifestações culturais por meio de ações extensionistas. Desenvolvido pela Coordenação Adjunta de Cultura, a iniciativa articula atividades artísticas com os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, alinhando-se à Política de Cultura da UFFS e ao Plano Nacional de Cultura. Desde o início de sua execução, foram realizadas diversas ações envolvendo a comunidade acadêmica e regional, incluindo a organização e divulgação do V Festival Cultura de Fronteira, com oficinas preparatórias que antecederam o evento; a certificação das oficinas: "O Grito Revelado pelo Espalhar das Tintas", que teve como público-alvo: mulheres do Clube de Mães do bairro São Miguel (área periférica da cidade), e do projeto “Teatro de Fantoches: Mitos e Lendas dos Povos Indígenas da Região Sul do Brasil”, apresentado em escolas do município para crianças de 05 a 10 anos. Constatou-se, por meio dessas iniciativas e da participação de artistas locais contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a importância do projeto como mecanismo de fomento à cultura. Apoiou-se também a capacitação em escrita de projetos culturais voltada para comunidades tradicionais, que reuniu indígenas Kaingang e estudantes Tikuna (oriundos das regiões Norte e Sul do país), além de ter auxiliado na promoção da exibição do documentário "Periferia, Mulheres e Cotidiano" do grupo de teatro TULS. Metodologicamente, as ações foram baseadas no levantamento de demandas culturais, no planejamento participativo e na avaliação contínua. Os resultados demonstraram a formação de público para as artes, o fortalecimento da economia criativa regional e a valorização da diversidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região. A experiência reforçou o papel transformador da universidade em seu território e a necessidade de políticas públicas permanentes de fomento à cultura, garantindo espaços contínuos para produção e fruição artística na instituição e na comunidade.
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