UNIVERSIDADE NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA

Autores

  • Andrieli Senhem UFFS
  • Bianca Civa Guarezi UFFS/ Discente
  • Caio Gomes da Silva UFFS/ Discente
  • Aurel Auguste UFFS/ Discente
  • Alexandra Paulini Klaus EEB Tancredo de Almeida Neves
  • Fernando Perobelli Ferreira UFFS
  • João Guilherme Dal Belo Leite UFFS

Palavras-chave:

Extensão; Avaliação Participativa; Projeto Pedagógico.

Resumo

Este trabalho foi realizado sob o escopo do componente curricular de Desenvolvimento de Práticas de Extensão I, no decorrer do semestre 2025/1, através do trabalho voluntário dos discentes do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. A iniciativa teve como propósito central avaliar a percepção de estudantes do ensino médio acerca da utilização de práticas agronômicas como ferramenta pedagógica para abordar temas transversais como sustentabilidade, educação ambiental, segurança alimentar e nutricional, bem como a revitalização de espaços urbanos. Para tal, foi aplicado uma pesquisa de opinião com 22 estudantes da turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. Os resultados compilados revelam uma recepção majoritariamente positiva das atividades propostas, fornecendo subsídios importantes para a compreensão do impacto desta ação. A maioria dos alunos classificou a organização (82 %), a qualidade geral das atividades (86 %) e a comunicação (91 %) como "Excelentes". Um dos pontos de maior destaque foi a visita técnica ao campus da UFFS, avaliada como "Excelente" por 91 % dos respondentes. Este dado sugere que a imersão no ambiente universitário foi um momento marcante, cumprindo o objetivo de desmistificar o ensino superior e aproximar os estudantes da realidade acadêmica. A relevância dos temas abordados, como sustentabilidade e segurança alimentar, também foi amplamente reconhecida, com 100 % dos alunos considerando-os "Muito Relevantes" ou "Relevantes". Isso indica que o conteúdo programático estava alinhado aos interesses e necessidades da comunidade escolar. O impacto do projeto no aprendizado e no engajamento foi igualmente notável. Aproximadamente 77 % dos alunos avaliaram o aprendizado obtido como "Excelente" e todos se sentiram motivados a participar de projetos futuros, com 86 % expressando nível de motivação "Excelente". A interatividade, a aquisição de novos conhecimentos e as atividades práticas foram os aspectos positivos mais citados. Sugestões como "mais tempo para as atividades", são um indicativo do desejo dos alunos por um aprofundamento ainda maior no tema. A aplicação dos questionários demonstrou que as atividades de extensão realizadas alcançaram ampla aceitação entre os estudantes, destacando-se pela relevância dos temas, pela motivação gerada e pelo fortalecimento da aproximação entre universidade e comunidade escolar. 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Extensão & Cultura - Campus Chapecó