SABERES DOCENTES E CAMINHOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Saberes docentes; Formação continuada; Docência nos anos iniciais.Resumo
Como os saberes docentes, constituídos pelas experiências de vida, pela formação acadêmica e pelas práticas cotidianas em sala de aula, se articulam na trajetória formativa dos professores dos anos iniciais? Essa questão de pesquisa, permeou a produção deste trabalho, compreendendo que os saberes docentes não se configuram como um conhecimento único, mas como um conjunto plural que se constrói ao longo da vida e se renova continuamente. Desse modo, o presente trabalho apresenta algumas reflexões e considerações produzidos no Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, aproximando-se melhor dos saberes docentes na formação inicial e continuada. Metodologicamente, a pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, permitiu problematizar os desafios e as possibilidades vivenciadas em sala de aula, como um espaço vivo de produção de saberes, em que o professor articula o que aprendeu ao longo de seu desenvolvimento profissional. As discussões produzidas foram baseadas em autores e autoras do campo da educação, dando visibilidade aos saberes docentes, à formação inicial e continuada, bem como a reflexão sobre a formação pessoal e profissional de professores. Em vista disto, foi possível constatar que a trajetória formativa do professor é atravessada por múltiplas dimensões: as vivências pessoais, familiares, culturais e regionais; as aprendizagens acadêmicas oriundas do magistério ou da graduação; e as práticas cotidianas em sala de aula. Esses elementos se entrelaçam, produzindo uma identidade profissional em constante movimento. Na formação inicial, os fundamentos teóricos oferecem um suporte indispensável, mas é no cotidiano escolar que esses referenciais se concretizam e se ressignificam. Assim, o conhecimento docente é construído em diálogo permanente entre o saber acadêmico e o saber da experiência. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa articulação se manifesta de forma ainda mais intensa, pois, nesta etapa, o professor precisa mobilizar não apenas conteúdos pedagógicos, mas também sensibilidade, criatividade e uma escuta atenta. Reconhecer o protagonismo infantil e valorizar os interesses das crianças é fundamental para que a aprendizagem aconteça de maneira significativa. É importante destacar que os saberes docentes não se encerram em uma etapa específica, mas se constroem ao longo de toda a carreira e a formação continuada desempenha papel central nesse processo, uma vez que possibilita ao professor ampliar seus referenciais, dialogar com outros profissionais e ressignificar suas práticas. Nesse sentido, o conhecimento docente assume caráter dinâmico, coletivo e processual. Por fim, refletir sobre à questão proposta implicou reconhecer que os saberes docentes se constituem de forma complexa e integrada. Eles emergem das experiências de vida, são aprofundados pela formação acadêmica e continuamente transformados pelas práticas cotidianas. Essa articulação forma um professor que, ao mesmo tempo em que possui fundamentos teóricos, mantém atento para escutar, criar e se reinventar. Desse modo, a docência se revela como um caminho de permanente construção, em que a dimensão acadêmica se alia à dimensão humana, consolidando um fazer pedagógico comprometido, reflexivo e sensível às necessidades das crianças e da educação.
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