A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A QUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Formação continuada. Prática docente. Diversidade escolar.Resumo
O presente estudo tem como tema central a formação continuada de professores, compreendida como instrumento fundamental para a atualização profissional diante das transformações do ensino contemporâneo e dos desafios impostos pela diversidade nas salas de aula. O problema que norteou a pesquisa consistiu em compreender de que forma a formação continuada contribui para a prática docente em contextos marcados pela diversidade. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar como a formação continuada auxilia na atualização dos saberes docentes e na qualificação das práticas pedagógicas frente à diversidade escolar. A metodologia utilizada enquadrou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e autobiográfico, construída a partir da análise de referenciais teóricos e das vivências das autoras em estágios supervisionados e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que possibilitou a articulação entre teoria e prática. Os resultados apontaram que, embora os docentes reconheçam a importância da formação continuada, ainda enfrentam obstáculos como a carga horária excessiva, a ausência de formações contextualizadas e a distância entre teoria e prática. Também se evidenciou que a diversidade escolar, cultural, étnica, social, linguística e cognitiva exige do professor a construção de um repertório diversificado de estratégias e posturas inclusivas, as quais só podem ser desenvolvidas por meio de processos formativos contínuos e sensíveis à realidade educacional. Conclui-se que a formação continuada é indispensável para a valorização e a qualificação do trabalho docente. Quando situada no cotidiano escolar e construída de forma dialógica e reflexiva, contribui para práticas pedagógicas mais justas, inclusivas e transformadoras. O estudo ressalta, ainda, a necessidade de políticas públicas que garantam espaços permanentes de formação, colaborando para a construção de uma educação comprometida com a equidade e a transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caroline Laís Drescher, Camile Alice Lipnharski Aniecevski, Kailane Leidens da Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

