A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A QUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Caroline Laís Drescher Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Camile Alice Lipnharski Aniecevski Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Kailane Leidens da Cruz

Palavras-chave:

Formação continuada. Prática docente. Diversidade escolar.

Resumo

O presente estudo tem como tema central a formação continuada de professores, compreendida como instrumento fundamental para a atualização profissional diante das transformações do ensino contemporâneo e dos desafios impostos pela diversidade nas salas de aula. O problema que norteou a pesquisa consistiu em compreender de que forma a formação continuada contribui para a prática docente em contextos marcados pela diversidade. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar como a formação continuada auxilia na atualização dos saberes docentes e na qualificação das práticas pedagógicas frente à diversidade escolar. A metodologia utilizada enquadrou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e autobiográfico, construída a partir da análise de referenciais teóricos e das vivências das autoras em estágios supervisionados e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que possibilitou a articulação entre teoria e prática. Os resultados apontaram que, embora os docentes reconheçam a importância da formação continuada, ainda enfrentam obstáculos como a carga horária excessiva, a ausência de formações contextualizadas e a distância entre teoria e prática. Também se evidenciou que a diversidade escolar, cultural, étnica, social, linguística e cognitiva exige do professor a construção de um repertório diversificado de estratégias e posturas inclusivas, as quais só podem ser desenvolvidas por meio de processos formativos contínuos e sensíveis à realidade educacional. Conclui-se que a formação continuada é indispensável para a valorização e a qualificação do trabalho docente. Quando situada no cotidiano escolar e construída de forma dialógica e reflexiva, contribui para práticas pedagógicas mais justas, inclusivas e transformadoras. O estudo ressalta, ainda, a necessidade de políticas públicas que garantam espaços permanentes de formação, colaborando para a construção de uma educação comprometida com a equidade e a transformação social.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim