UFFS – PORTAS ABERTAS À COMUNIDADE
Palavras-chave:
UniversidadeResumo
O Projeto de Extensão “UFFS – Portas Abertas à Comunidade” tem como objetivo promover a visita de escolas e estudantes da Educação Básica da região aos espaços de produção científica do Campus Erechim. Entre os meses de maio e julho de 2025, ocorreram os Circuitos Educativos, com a participação de mais de 30 escolas, nos quais os estudantes puderam experienciar a Universidade de diversas formas. Nessas visitas, é possível conhecer espaços como a brinquedoteca, o museu, mapoteca, além do planetário. Todos os circuitos foram pensados e elaborados para que os visitantes possam aprender e explorar o mundo da ciência. Neste ano de 2025, o projeto já recebeu mais de 1.000 estudantes da região. Além disso, foram apresentados os espaços utilizados nas aulas da Universidade, o que enriquece ainda mais a experiência. O projeto conta com a colaboração de bolsistas, que têm a oportunidade de desenvolver relações interpessoais e sociais, transmitindo e colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Esses encontros proporcionam vivências únicas, tanto de aprendizado acadêmico quanto de crescimento pessoal, permitindo interações com a diversidade, o que amplia a troca de conhecimentos a cada visita. Até o momento, os resultados têm sido positivos, pois possibilitam não apenas a divulgação científica, e também o desenvolvimento de diversas habilidades, como comunicação, trabalho em equipe e liderança. Desde a sua criação, o projeto tem se destacado por proporcionar momentos enriquecedores para a formação dos bolsistas, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais para sua trajetória acadêmica e profissional. Em suma, o projeto de extensão é uma ponte que conecta a Universidade à comunidade, promovendo o aprendizado, a inclusão e o desenvolvimento social. A partir dele, há um retorno positivo dos visitantes e o fortalecimento dos laços entre a UFFS e a comunidade regional. É fundamental garantir a sua continuidade, visto que tem gerado um impacto significativo e positivo na sociedade, favorecendo a construção de um futuro mais inclusivo e educacionalmente rico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EL TAYAR, B. S. , DE OLIVEIRA, L. H. N. , PEGORARO, R. M., RONSONI, M.L., DUARTE, S.M.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

