FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NO PIBID: EXPERIÊNCIAS INICIAIS

Autores

  • João Augusto Varela Mascarello UFFS
  • Monique Francieli Gielda EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
  • Everton Bandeira Martins UFFS

Palavras-chave:

PIBID; Formação docente; Ensino de História; Prática pedagógica; Educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência inicial no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido desde 2024 na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó-SC. Compara-se a vivência no PIBID aos estágios obrigatórios, destacando a maior profundidade formativa do primeiro. As atividades iniciaram com observações da dinâmica escolar e resultaram em uma intervenção pedagógica com turmas de 9º ano. A experiência evidenciou desafios interpretativos dos alunos, mas consolidou práticas críticas e contribuiu para a formação da identidade docente do bolsista.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Chapecó