FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NO PIBID: EXPERIÊNCIAS INICIAIS
Palavras-chave:
PIBID; Formação docente; Ensino de História; Prática pedagógica; Educação básicaResumo
Este trabalho apresenta a experiência inicial no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido desde 2024 na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó-SC. Compara-se a vivência no PIBID aos estágios obrigatórios, destacando a maior profundidade formativa do primeiro. As atividades iniciaram com observações da dinâmica escolar e resultaram em uma intervenção pedagógica com turmas de 9º ano. A experiência evidenciou desafios interpretativos dos alunos, mas consolidou práticas críticas e contribuiu para a formação da identidade docente do bolsista.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Augusto Varela Mascarello, Monique Francieli Gielda, Everton Bandeira Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

