PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NA  EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Modelagem Matemática, Educação Ambiental, Ensino Básico

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa qualitativa na forma de um estudo de revisão envolvendo as temáticas Modelagem Matemática na Educação Matemática e Educação Ambiental. O objetivo consiste em reconhecer como a Educação Ambiental é abordada em práticas pedagógicas de Modelagem Matemática. Para tanto, os textos foram selecionados a partir dos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado de forma on-line em 2022, a partir do Eixo 8 que trata da Modelagem em Educação Matemática. O eixo apresenta 32 textos na forma de Comunicações Científicas e Relatos de Experiências. A partir das leituras foram selecionados os textos que continham a expressão Educação Ambiental ou palavras relacionadas ao tema no título, no resumo ou no corpo do texto, resultando na seleção de 4 textos. A análise dos dados segue os procedimento da Análise de Conteúdo, a qual perpassa por três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. As práticas de modelagem foram desenvolvidas com alunos dos anos iniciais (1:4) e anos finais (3:4). A análise de conteúdo evidenciou que os 4 textos selecionados centram seus objetivos em Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica. As práticas apresentam as seguintes temáticas: T1 - Educação Ambiental e Educação Financeira: descarte de embalagens de Coca-Cola: envolveu questionamentos iniciais sobre o refrigerante mais consumido, o consumo de refrigerante em mililitros por cada pessoa em uma determinada situação e a venda das garrafas pet como fonte de renda familiar. T2 - Eu sou gastão de água?: consistiu na análise do consumo diário de água dos alunos, T3 - O custo do uso das máscaras:  tratou do custo financeiro e do descarte de grande quantidade de máscaras utilizadas na pandemia de Covid e T4 - Tragédia ambiental ocorrida na cidade de Brumadinho–MG, (2019): estudo de imagens de satélite para gerar curvas de nível e construção de maquetes. As temáticas de todas as práticas de modelagem consideram o contexto sociocultural dos estudantes a partir de problemas ambientais. Apesar de os 4 textos apresentarem temas relacionados ao meio ambiente, apenas um dos textos,  o T1 apresenta fundamentação teórica sobre Educação Ambiental na perspectiva de Fernanda Seidel Vorpagel e Rosangela Inês Matos Uhmann. Em síntese, a análise mostrou que temas vinculados ao meio ambiente são abordados nas práticas de Modelagem Matemática considerando o contexto dos alunos. Entretanto, não é textualizado  explicitamente nos estudos,  a compreensão acerca de Educação Ambiental.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo