EFEITOS DO TRATAMENTO DE SEMENTES NO CRESCIMENTO INICIAL E QUALIDADE NUTRICIONAL DE MICROVERDES DE BETERRABA
Palavras-chave:
emergência de plântulas; reguladores antioxidantes; valor proteico; Beta vulgarisResumo
Os microverdes de beterraba (Beta vulgaris) têm se destacado como alimentos de alto valor agregado devido ao conteúdo de compostos bioativos, pigmentos antioxidantes e potencial funcional. Entre os fatores que influenciam sua produção, práticas de pré-tratamento de sementes, como a embebição em água ou soluções bioestimulantes, podem interferir na germinação e no crescimento das plântulas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tratamentos de sementes na emergência, altura e teor de proteínas dos microverdes de beterraba, cultivados em ambiente controlado no laboratório da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foram testados sete tratamentos: água (20 °C e 25 °C), ácido salicílico (20 °C e 25 °C), ácido ascórbico (20 °C e 25 °C) e o controle sem embebição. A embebição durou 48 horas e o cultivo ocorreu em bandejas com vermiculita, sob luz natural e irrigação manual. Os resultados mostraram que a embebição em ácido ascórbico a 25 °C (T6) favoreceu significativamente a emergência, atingindo 96,9% aos 21 dias. Em contrapartida, a altura final das plantas foi maior no controle (T7), sugerindo que a ausência de tratamento pode favorecer o alongamento em estágios avançados. O teor de proteínas variou entre 8,8% e 26,4%, sem diferenças estatísticas entre os tratamentos. Conclui-se que a escolha do pré-tratamento deve considerar o objetivo da produção: otimizar a emergência com ácido ascórbico ou priorizar altura sem embebição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudia Kulba Sette, Ana Paula Madaloz, Angela Aparecida dos Santos de Almeida, Vanessa Neumann Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

