ALÉM DO ARCO-ÍRIS: INVESTIGANDO ÁCIDOS E BASES A PARTIR DA COLORAÇÃO DE SUAS MISTURAS EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.

Autores

  • Mariana Leticia Piaia Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza
  • Josiane Almeida Freire
  • Maicon Douglas Ramão
  • Profa. Dra. Barbara Grace Tobaldini de Lima

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Atividade experimental, Ácidos e Bases, Indicador Natural

Resumo

O presente relato fora construído a partir da atividade experimental desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com duração de duas aulas de 50 minutos, tendo como tema central os ácidos e as bases. O objetivo foi possibilitar aos estudantes a compreensão desses conceitos por meio da investigação experimental do pH de produtos domésticos utilizando o extrato de repolho roxo como indicador natural, relacionando sua classificação com os riscos de misturas incorretas e promovendo a reflexão crítica sobre situações comuns do cotidiano. A proposta foi organizada em duas etapas principais: inicialmente, realizou-se uma atividade experimental no laboratório em que diferentes substâncias de uso doméstico, como vinagre, detergente, sabão em pó, bicarbonato de sódio, água sanitária e desinfetante, foram disponibilizadas em recipientes escuros, de modo a instigar a curiosidade e a investigação dos estudantes; ao adicionar o extrato de repolho roxo, os líquidos foram transferidos para recipientes transparentes, permitindo a observação das mudanças de cor, que serviram como base para a classificação das soluções em ácidas, neutras ou básicas, de acordo com uma tabela de referência previamente entregue. Em seguida, os alunos registraram suas observações em uma folha de atividade, exercitando a análise de dados e a argumentação científica. Na segunda etapa, a questão norteadora “Por que alguns produtos de limpeza não devem ser misturados?” conduziu a discussão, em que as hipóteses levantadas pela turma foram organizadas coletivamente no quadro e debatidas à luz de uma notícia jornalística que alertava para os perigos de determinadas combinações, como a reação entre água sanitária e produtos à base de amônia, capaz de liberar gases tóxicos. Essa abordagem possibilitou articular conceitos químicos com situações reais, reforçando a importância do conhecimento científico para a segurança doméstica. Os resultados indicaram que o uso de um indicador natural, aliado à estratégias investigativas, despertou a curiosidade dos estudantes, promoveu maior engajamento e facilitou a aprendizagem dos conceitos apresentados, aproximando teoria - apresentada por meio dos conceitos: ácido, base, indicadores ácido-base, mistura homogênea e pH - e prática - que foi proporcionada nesta atividade, a partir da visualização da colocação dos líquidos a partir de uma mistura e demonstrada ao construírem um relatório ao final da atividade. Além disso, a utilização de produtos do cotidiano e de materiais jornalísticos contribuiu para a contextualização do conteúdo, ampliando a percepção dos estudantes sobre a relevância da Química em suas vidas e desenvolvendo competências científicas, pensamento crítico e consciência cidadã. Assim, a experiência revelou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Ciências menos abstrato, mais atraente, participativo e conectado à realidade dos alunos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Realeza