RESENHAS MÉDICAS COMO RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM NO MÓDULO “PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA”

Autores

  • Carla Laurença Gomes da Silva UFFS
  • Júlia Schirmer UFFS
  • Lucas Petrich UFFS
  • Helena de Moraes Fernandes UFFS

Palavras-chave:

Redação científica, Métodos de ensino, Letramentos científicos, Resenhas, Medicina

Resumo

No Módulo “Produção Textual Acadêmica”, trabalhado na Fase IV do Curso de medicina da UFFS Passo Fundo RS, são desenvolvidas diversas atividades de leitura e de produção escrita de textos Acadêmicos-científicos. A base dessas atividades foi buscada pela docente Dra. Helena Fernandes, entre diversos estudos, formações e experiências, mas especialmente em um curso em que foi apresentado o método que é trabalhado no curso de medicina da UFRGS. Esse método consiste em que os estudantes leiam, redijam, socializem a sua redação para que colegas colaborem com o texto (e cada estudante colabora com os outros colegas, também), em seguida, volta-se a refletir individualmente sobre o texto e, então cada estudante o reescreve e o envia à professora. Em aula, também são lidos, analisados criticamente e debatidos diversos Gêneros Acadêmicos. Nesse sentido, em duas aulas específicas sobre Resenha, foram lidas, em grupos, os seguintes textos trazidos pela Professora Helena: "O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer (Mukherjee, 2012)”; "Médicos Intérpretes do Brasil (Hochman e Trindade Lima, 2015)”; "As leis da Medicina: anotações cotidianas sobre uma ciência incerta (Mukherjee, 2019)”; "O Ocaso da Clínica: A Medicina de Dados (Sobrinho, 2021)”; e "Encarando a finitude (Conzatti, 2022)”. Entre os resultados alcançados com esse trabalho de ensino-aprendizagem a partir de resenhas médicas, estão que, para os estudantes, “consigo analisar criticamente os textos, identificando os pontos mais relevantes, ampliando o meu vocabulário científico, sintetizando informações complexas de forma clara e produzindo textos acadêmicos com mais segurança, coerência e fundamentação científica.”, “contribuiu para aprimorar minha capacidade de leitura crítica e interpretação de textos científicos, melhorando minha capacidade de desenvolvimento da escrita acadêmica, além de incentivar maior organização, objetividade e consistência.” e “a prática foi fundamental para desenvolver a escrita científica e organizar as ideias com mais clareza. Aprender a estruturar resenhas e argumentar com base em evidências de fontes confiáveis é uma competência vital para a trajetória acadêmica e profissional. As orientações da professora e os debates em grupo foram indispensáveis no processo, tornando-o mais crítico e reflexivo”.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Passo Fundo