GARAGE SALE: INTERDISCIPLINARIDADE E SOLIDARIEDADE EM AÇÃO
Palavras-chave:
Garage Sale, Língua Inglesa, Educação Interdisciplinar, Protagonismo Estudantil, SolidariedadeResumo
A educação contemporânea, busca integrar conhecimentos, competências e valores, formando cidadãos globais, éticos e solidários. É nesse contexto que se insere o “Garage Sale”, uma iniciativa interdisciplinar de Língua Inglesa e Matemática realizada com os estudantes do 5º ano do Colégio Marista Medianeira, em parceria com a Pastoral e a Internacionalização do colégio. Inspirada nas tradicionais “garages sales” dos países falantes de língua inglesa, a atividade transcende a simples reprodução cultural. Ela se transforma em um poderoso projeto pedagógico que coloca o protagonismo dos estudantes no centro do processo, culminando em um gesto concreto de solidariedade. A jornada inicia-se com uma campanha de doação de produtos junto aos estudantes do Colégio. Brinquedos, livros, roupas e objetos decorativos ganham a possibilidade de um novo significado. Este primeiro ato já fomenta a reflexão sobre consumo consciente e desapego. Em seguida, os estudantes são organizados em equipes de trabalho, assumindo diferentes funções. Uma equipe é responsável por selecionar e categorizar as peças doadas, exercitando a criticidade e a organização. Outra equipe, fundamentando-se nos aprendizados de Matemática, atribui valores simbólicos a cada item, operando com conceitos de valor, custo-benefício e sistema monetário. Uma camada extra de complexidade é adicionada com a conversão de valor, integrando a Língua Inglesa de forma contextualizada e prática, uma vez que os preços são estipulados na moeda estrangeira, simulando um ambiente de imersão. A divulgação fica a cargo de outra equipe, que planeja, cria e edita vídeos para convidar a comunidade para o evento. Aqui, as habilidades linguísticas são postas à prova de modo criativo e significativo, enquanto competências socioemocionais como colaboração e comunicação são intensamente desenvolvidas. No dia do evento, os alunos tornam-se vendedores, caixas e promotores, interagindo com as famílias e demais membros da comunidade em um ambiente real de negociação e venda. Eles praticam o inglês em situações comunicativas autênticas (saudações, negociações, agradecimentos) e operam matematicamente para fechar negócios e dar troco. Todo o valor arrecadado é doado à instituição Recriando a Vida, fechando o ciclo de solidariedade que deu propósito à ação. O projeto permite que os estudantes sejam sujeitos ativos de sua aprendizagem, conectando saberes ao exercício da cidadania ativa e ao compromisso com o outro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stéfany Pereira, Daiane Bornelli de Andrade, Paula Vanessa de Faria Lindo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

