A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA A FORMAÇÃO EMPREENDEDORA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Empresa Júnior, Empreendedorismo, Formação Profissional, Prática AcadêmicaResumo
Este projeto em desenvolvimento concentra-se na relevância das Empresas Juniores (EJs) – organizações sem fins lucrativos, que foram geridas por estudantes universitários para a aplicação de conhecimentos acadêmicos em projetos reais – na promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras e do aprendizado prático. Em seu estágio preliminar, este estudo tem como objetivo principal analisar e validar a contribuição das EJs na formação empreendedora dos estudantes universitários. Os objetivos específicos propostos para as fases subsequentes do projeto abrangem: o apoio a docentes na elaboração e execução de ações de capacitação; o auxílio na gestão organizacional e na prestação de serviços de consultoria; o desenvolvimento de estudos aprofundados sobre o empreendedorismo universitário; a participação em eventos do setor; e a colaboração na confecção de documentos e execução de ações programáticas. A metodologia do projeto, iniciada com um estudo teórico preliminar e uma revisão bibliográfica crítica sobre o Movimento Empresa Júnior no Brasil e casos de EJs, será expandida para incorporar abordagens qualitativas e quantitativas, como entrevistas e questionários estruturados com membros e egressos, visando aprofundar a investigação empírica. Com base nas descobertas preliminares obtidas através da literatura analisada, sugere-se que a experiência em EJs estimula o desenvolvimento de características essenciais ao perfil empreendedor, como iniciativa e inovação. Além disso, a análise inicial aponta para um potencial impacto positivo na empregabilidade dos egressos e no fortalecimento da relação entre universidade e mercado. É importante ressaltar que estes resultados são provisórios e derivam da fase inicial do estudo teórico. Conclui-se, que neste momento preliminar de pesquisa, que as EJs representam ambientes práticos promissores para a formação dos estudantes, articulando a teoria com a prática e possivelmente contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a consolidação de uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico. O projeto segue em desenvolvimento para a validação empírica dessas premissas e aprofundamento das análises.
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