PROJETO PINHEIRO DO PARANÁ: SEMEANDO FLORESTAS E SABERES

Autores

  • Tainara Natalia dos Santos Mattos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mariana Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Theo Alfredo Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Darilene Andrade Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thais Mendes Velho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luiz Gustavo Oliveira da Fonseca Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvana Aparecida da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carlos Rodrigo Brocardo Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação Ambiental (EA), Araucária , Dispersores, Preservação, Mata Atlântica

Resumo

A degradação ambiental representa um desafio para a conservação da biodiversidade, principalmente em biomas ameaçados como a Mata Atlântica. Dentro desse contexto, a Floresta com Araucárias encontra-se criticamente ameaçada, com destaque para a espécie Araucaria angustifolia, símbolo do Sul do Brasil. Assim, a educação ambiental surge como ferramenta essencial para promover a consciência ecológica, formando cidadãos críticos e comprometidos com a sustentabilidade. A Política Nacional de Educação Ambiental reforça a necessidade de ações educativas integradas e participativas. Assim sendo, o Projeto Pinheiro do Paraná propõe unir ações de conservação e atividades educativas, articulando ciência, cidadania e preservação ambiental nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. O projeto teve início em 2024, com planejamentos e reuniões, coleta de sementes em áreas remanescentes da região sudoeste do Paraná e construção de um viveiro na UFFS para produção de mudas. Foram realizadas atividades com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, das escolas municipais de Realeza e Bela Vista da Caroba, envolvendo visitas ao Laboratório de Zoologia da UFFS, exposições de animais taxidermizados e preservados em meio líquido representantes da fauna nativa da Floresta com Araucária, e oficinas práticas de plantio de pinhões. Oficinas práticas em campo foram desenvolvidas com alunos do ensino superior, com práticas de plantio e cuidado de mudas nativas em campo. Também ocorreram oficinas em escolas de educação infantil e ensino médio de municípios vizinhos, utilizando metodologias participativas baseadas em educação ambiental crítica, e professores também participaram das atividades, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O projeto impactou positivamente na formação ambiental de alunos, professores e comunidade. As atividades despertaram o interesse pela conservação da Araucária e sua biodiversidade associada. Além da formação cidadã, o projeto contribui para a restauração ecológica da região, alinhando-se a programas como o "Paraná Mais Verde", mostrando-se uma importante iniciativa de educação e conservação ambiental, promovendo a interação entre universidade, escolas e sociedade. Recomenda-se a ampliação das atividades e o fortalecimento de parcerias para garantir a continuidade dos impactos positivos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Extensão & Cultura - Campus Realeza