ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Paleontologia; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Anos Iniciais.Resumo
O ensino de Paleontologia, embora desperte grande interesse nas crianças, ela ocupa um
lugar limitado nos currículos escolares brasileiros. Dinossauros, fósseis e a história da
Terra fazem parte do imaginário infantil e poderiam ser grandes aliados na construção do
conhecimento científico. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o estado da arte
sobre o ensino de Paleontologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando
recursos didáticos, conteúdos curriculares e os desafios enfrentados pelos professores na
implementação do tema. Ela segue uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em
revisão de artigos, teses e dissertações publicadas entre 2000 e 2024, além da análise de
documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como
complemento os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN). Dados preliminares revelam que, embora a Paleontologia seja bastante
comum no dia a dia infantil por meio de filmes, desenhos e jogos, ela ainda é pouco
explorada nas aulas de Ciências. A ausência do tema de forma explícita na BNCC,
somado à falta de formação específica dos docentes e à carência de recursos pedagógicos,
dificulta a abordagem do conteúdo deste conteúdo. Por outro lado, experiências
inovadoras relatadas em artigos, teses entre outras produções acadêmicas mostram que,
quando integrada a disciplinas como Ciências, História e Geografia, a Paleontologia se
torna uma ferramenta pedagógica eficaz. Nessas situações, ela contribui para o
desenvolvimento da alfabetização científica, estimula o pensamento crítico e promove a
consciência ambiental desde cedo. A Paleontologia se revela um recurso interdisciplinar
importante, capaz de despertar o interesse científico dos pequenos, tornando-os capazes de
pensar sobre situações que o meio ambiente vem enfrentando, por exemplo. Assim, esta
pesquisa visa oferecer subsídios valiosos a professores e pesquisadores, indicando
estratégias e práticas que favoreçam a inserção da Paleontologia no Ensino Fundamental,
ao mesmo tempo em que destaca seu papel essencial para o fortalecimento da educação
científica.
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