ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Manuela de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ruben Alexandre Boelter

Palavras-chave:

Paleontologia; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Anos Iniciais.

Resumo

O ensino de Paleontologia, embora desperte grande interesse nas crianças, ela  ocupa um 
lugar limitado nos currículos escolares brasileiros. Dinossauros, fósseis e a história da 
Terra fazem parte do imaginário infantil e poderiam ser grandes aliados na construção do 
conhecimento científico. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o estado da arte 
sobre o ensino de Paleontologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando 
recursos didáticos, conteúdos curriculares e os desafios enfrentados pelos professores na 
implementação do tema. Ela segue uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em 
revisão de artigos, teses e dissertações publicadas entre 2000 e 2024, além da análise de 
documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como 
complemento os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares 
Nacionais (DCN). Dados preliminares revelam que, embora a Paleontologia seja bastante 
comum no dia a dia infantil por meio de filmes, desenhos e jogos, ela ainda é pouco 
explorada nas aulas de Ciências. A ausência do tema de forma explícita na BNCC, 
somado à falta de formação específica dos docentes e à carência de recursos pedagógicos, 
dificulta a abordagem do conteúdo deste conteúdo. Por outro lado, experiências 
inovadoras relatadas em artigos, teses entre outras produções acadêmicas mostram que, 
quando integrada a disciplinas como Ciências, História e Geografia, a Paleontologia se 
torna uma ferramenta pedagógica eficaz. Nessas situações, ela contribui para o 
desenvolvimento da alfabetização científica, estimula o pensamento crítico e promove a 
consciência ambiental desde cedo. A Paleontologia se revela um recurso interdisciplinar 
importante, capaz de despertar o interesse científico dos pequenos, tornando-os capazes de 
pensar sobre situações que o meio ambiente vem enfrentando, por exemplo. Assim, esta 
pesquisa visa oferecer subsídios valiosos a professores e pesquisadores, indicando 
estratégias e práticas que favoreçam a inserção da Paleontologia no Ensino Fundamental, 
ao mesmo tempo em que destaca seu papel essencial para o fortalecimento da educação 
científica.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa (TCC) - Campus Cerro Largo