O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Crislaine de Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM
  • Enaeli Graça Pontes De Andrade. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Jonas Antônio Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, PIBID, Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), constituiu-se como uma das principais políticas públicas voltadas à valorização da formação inicial de professores no Brasil. Sua proposta busca aproximar os acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura da realidade das escolas públicas desde o início da graduação, promovendo a articulação entre teoria e prática, o contato com o cotidiano escolar e o fortalecimento da identidade docente. Essa pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira a participação no PIBID contribui para o desenvolvimento profissional e a formação docente de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim? Com base nesse questionamento, o objetivo geral do trabalho foi identificar e analisar, a partir das experiências autobiográficas das autoras, as contribuições do PIBID na formação inicial e no desenvolvimento da prática docente. O percurso metodológico adotado seguiu uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa autobiográfica. Os dados foram construídos por meio dos relatos das autoras, sistematizados em registros reflexivos, diários de bordo e descrições de atividades realizadas durante o período em que atuaram como bolsistas do programa. A análise esteve fundamentada nos aportes teóricos de Freire (1996), Garcia (2010), Josso (2004), Kielbowicz (2018), Lüdke e André (1986), Monteiro (2024), Silveira (2015) e Vanzuita e Guérios (2023), os quais contribuíram para a compreensão crítica das experiências vividas. Os resultados demonstraram que a participação no PIBID oportuniza aos acadêmicos não apenas o contato com a prática pedagógica, mas também o desenvolvimento de uma postura crítica frente às situações escolares, o aperfeiçoamento das ações docentes e o estreitamento do vínculo entre universidade e escola. Além disso, o programa se mostrou uma importante política de permanência estudantil, ao oferecer suporte financeiro que viabilizou a continuidade dos estudos, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Concluiu-se que o PIBID representa uma ferramenta essencial na formação de professores comprometidos com a educação pública de qualidade, por promover a práxis reflexiva, o engajamento com os desafios da escola básica e o fortalecimento da identidade docente desde os primeiros semestres da graduação.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim