MONITORIA DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino; Monitoria; Matemática; AprendizagemResumo
Em determinados cursos de graduação, percebe-se que muitos estudantes apresentam dificuldades relacionadas aos conteúdos de matemática, o que impacta diretamente no processo de aprendizagem de componentes curriculares (CCR’s) como Matemática C e Cálculo I. Essa situação contribui para elevados índices de reprovação, evasão escolar e desmotivação entre os discentes. Nesse contexto, o projeto Monitoria de Matemática tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos nesses componentes. Para isso buscou-se reduzir as dificuldades dos alunos em conteúdos de Matemática C e Cálculo I, ampliando o espaço para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos conceitos matemáticos. Este trabalho visa apresentar sobre a realização dessa monitoria no período de agosto de 2024 a julho de 2025. Durante esse período, foram ofertados atendimentos de orientação e apoio pedagógico aos alunos dos cursos de graduação do Campus Cerro Largo que possuíam esses componentes. No segundo semestre de 2024 a monitoria foi disponibilizada aos alunos de Cálculo I dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura em Física e Matemática. No primeiro semestre de 2025, o atendimento foi direcionado aos alunos de Matemática C dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Matemática e Química Licenciatura, além dos alunos de Cálculo I do curso de Química Licenciatura. As atividades ocorreram na sala 103 do prédio Laboratório 01, com metodologia baseada em encontros frequentes entre o monitor e o professor orientador, nos quais eram discutidos os conteúdos abordados e estratégias de atendimento. O suporte aos alunos foi realizado em horários extraclasse, de forma individual ou em pequenos grupos. O monitor desempenhou um papel essencial no apoio à aprendizagem dos discentes, auxiliando na compreensão dos conteúdos e na superação de dificuldades na resolução de exercícios. Ainda, a promoção de discussões entre os alunos e com o monitor revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz para estimular a aprendizagem colaborativa e construir um processo educativo mais significativo e contextualizado. Destaca-se que as dúvidas mais recorrentes estavam relacionadas as listas de exercícios propostas pelos docentes. Em Cálculo I destacaram-se as dúvidas sobre resolução de limites, interpretação de gráficos e a derivada usando a definição. Já em Matemática C, as principais dificuldade envolveram equações, funções polinomiais do primeiro e do segundo grau, além do esboço e interpretação de gráficos. Durante o desenvolvimento da monitoria, observou-se que muitos acadêmicos procuravam auxílio apenas poucos dias antes de provas ou entregas de trabalhos, o que se mostrou prejudicial, considerando que a compreensão dos conteúdos exige estudo contínuo e prática regular. Considera-se que as atividades de monitoria são de fundamental importância, visto que, proporcionam ao monitor aproximação com a prática docente e aprofundamento dos conteúdos, além de favorecerem a aprendizagem dos participantes. O conhecimento prévio do monitor sobre as principais dificuldades nesses componentes facilita a identificação e explicação dos conteúdos, beneficiando todos os envolvidos. Acredita-se, que a monitoria constitui um instrumento valioso no processo de ensino e aprendizagem e representa uma alternativa eficaz para a melhoria da qualidade da formação acadêmica.
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