O BIG BANG EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM A BNCC

Autores

  • Evandro Edilson Arruda Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Origem do universo; Ensino de Ciências; Teoria do Big Bang; Interdisciplinaridade.

Resumo

​A abordagem pedagógica combinou uma aula expositiva dialogada com atividades práticas e o uso de recursos variados. Para a apresentação do conteúdo, utilizamos um datashow com slides, imagens, vídeos e fotos do cosmos. A participação dos alunos foi incentivada desde o início, com a utilização de questões prévias e a abertura de um espaço para debate sobre suas percepções a respeito do surgimento do universo. ​Além da exposição, foram utilizados textos científicos impressos e um experimento simples no laboratório de ciências, que tornou o conceito do Big Bang mais visual e interativo. Nesse experimento, balões, cartolinas e glitter foram usados para representar a "sopa" primordial do universo em expansão. 

 ​O Big Bang é amplamente aceito como o modelo mais robusto para descrever a origem do universo. Sua capacidade de explicar a jornada da massa e da energia desde um estado de extrema densidade e temperatura, há 13,8 bilhões de anos, até a formação das complexas estruturas cósmicas, oferece uma oportunidade pedagógica única. ​A teoria não é apenas um tema de Física; ela serve como um ponto de partida para um debate interdisciplinar que conecta diversas áreas do conhecimento: ​Física: Propagação de energia, matéria escura, tempo e expansão do universo;Química: Origem dos elementos químicos;​Biologia: Surgimento da vida no contexto do universo;Geografia: Formação de planetas e a estrutura do espaço;História: Contextualização do desenvolvimento da teoria e homenagem aos cientistas envolvidos..​Este trabalho demonstra que a Teoria do Big Bang, quando abordada de maneira interativa e dialógica, é uma ferramenta poderosa para o ensino de Ciências, promovendo uma compreensão profunda e conectada do universo para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.



Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo