CONSTITUIÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDOESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
memórias, formação de professores, educaçãoResumo
O projeto intitulado “Constituição do Centro de Memórias de Formação de Professores do Sudoeste do Paraná” tem como propósito preservar, registrar e valorizar a história da educação na região, resgatando as vivências, experiências e trajetórias de professores que atuaram em diferentes contextos e escolas ao longo das décadas na região do sudoeste do Paraná. O registro dessas lembranças, permite o reconhecimento da memória coletiva, através dessas fontes também é possível reconhecer como foi o processo de ensino, das práticas pedagógicas exercidas na época e da identidade da educação regional. O projeto busca reunir depoimentos, documentos, registros escritos e materiais diversos disponibilizados por professores que guardaram parte de sua história, possibilitando a construção de um acervo de memórias. Esse acervo inclui fotografias, cadernos, objetos escolares e outros materiais que, além de preservar recordações pessoais, permitem reconstruir a dinâmica da vida escolar e a forma como se constituíram os processos formativos no passado. Ao preservar essas memórias, o Centro poderá contribuir para o combate ao esquecimento e para a construção de uma consciência histórica, ressaltando a importância da integridade científica das informações na parte da coleta e registro. Dessa forma, a proposta não apenas guarda a história, mas a torna acessível e significativa, reafirmando o papel social da universidade na valorização da cultura e da memória educacional da região. O processo de constituição do centro de memórias acontece de forma colaborativa, a equipe busca professores da região, seja por meio de informações de terceiros, seja pelo contato direto com escolas onde esses profissionais já atuaram. Após esse primeiro momento, realiza-se a visita à residência dos professores para realizar a entrevista. Assim, o entrevistado fica à vontade para narrar livremente sobre sua trajetória. Embora haja algumas perguntas norteadoras, a entrevista ocorre de maneira aberta, permitindo que as lembranças fluam de forma espontânea e autêntica. Os relatos orais são gravados em áudio e, posteriormente, transcritos e passam a integrar o acervo do projeto. Além disso, são reunidas fotografias, cadernos e outros materiais disponibilizados pelos participantes, compondo um registro mais completo da memória docente. Esse material é organizado de modo a possibilitar, futuramente, exposições que aproximem a comunidade das histórias e vivências dos professores da região. Atualmente, o projeto encontra-se em fase inicial de execução, já tendo iniciado a realização das entrevistas com os professores da região, o que marca o começo da construção efetiva do acervo de memórias.
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