Analise de Obstáculos Epistemológico em Livros Didáticos de Ciências: um olhar para a Educação Ambiental no 7° ano

Autores

  • Guilherme Daniel Robe Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Giordane Miguel Schnorr Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Ambiental, Livros Didáticos, Ensino de Ciências

Resumo

Este resumo relata uma pesquisa, desenvolvida por meio do PETCiências, envolvendo a análise da abordagem de Educação Ambiental em Livros Didáticos de Ciências, com um enfoque no 7º ano do Ensino Fundamental, buscando identificar a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. A pesquisa relatou a presença de quatro obstáculos: substâncialista; animista; realista; e verbal. O obstáculo com maior frequência identificada foi o verbal, com 11 aparições nos 19 excertos localizados. Essa frequência demonstra a necessidade do domínio do conhecimento pelo professor, para que consiga contornar estes obstáculos e possibilitar a construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo