Analise de Obstáculos Epistemológico em Livros Didáticos de Ciências: um olhar para a Educação Ambiental no 7° ano
Palavras-chave:
Epistemologia, Educação Ambiental, Livros Didáticos, Ensino de CiênciasResumo
Este resumo relata uma pesquisa, desenvolvida por meio do PETCiências, envolvendo a análise da abordagem de Educação Ambiental em Livros Didáticos de Ciências, com um enfoque no 7º ano do Ensino Fundamental, buscando identificar a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. A pesquisa relatou a presença de quatro obstáculos: substâncialista; animista; realista; e verbal. O obstáculo com maior frequência identificada foi o verbal, com 11 aparições nos 19 excertos localizados. Essa frequência demonstra a necessidade do domínio do conhecimento pelo professor, para que consiga contornar estes obstáculos e possibilitar a construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Daniel Robe, Giordane Miguel Schnorr, Fabiane de Andrade Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

