TITULAÇÃO DE RETORNO NA DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO E AS POTENCIALIDADES NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Caroline Rubi Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Marlei Veiga dos Santos

Palavras-chave:

Retrotitulação, Experimentação, Contextualização, Química Analítica

Resumo

Para enfrentar os obstáculos presentes no ensino de química a experimentação vem sendo amplamente utilizada como estratégia de ensino em razão do seu caráter motivador e capacidade de trabalhar fenômenos abstratos de maneira prática. Para propiciar maior aprendizagem na área experimental, o componente curricular optativo, Práticas Laboratoriais, ofertado pelo curso de química, busca trabalhar com diversas técnicas que auxiliam no decorrer das aulas na graduação e que podem ser levadas posteriormente para a sala de aula da Educação Básica. Um dos procedimentos realizados é a determinação da pureza de um comprimido de Ácido Acetilsalicílico comercial através do processo de titulação de retorno, ou retrotitulação, a partir deste foi observada a possível contaminação da cafeína, composto presente no comprimido analisado, no processo, alterando os valores encontrados. Com essa prática é possível trabalhar diversos conteúdos como estequiometria, soluções e equilíbrio ácido-base, além de possibilitar a problematização de assuntos como produção de novos medicamentos, automedicação, história da ciência e contaminantes emergentes.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ensino - Campus Cerro Largo