RELATO DE EXPERIÊNCIA MONITORIA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ATRAVÉS DA ARTE
Palavras-chave:
Habilidades socioemocionais, karaokê, saúde mental, desenvolvimento pessoalResumo
A transição para a vida universitária é um período que apresenta desafios acadêmicos, sociais e emocionais significativos. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autorregulação, empatia e resolução de problemas, é crucial para que os estudantes possam lidar com essas demandas, melhorar seu desempenho acadêmico e alcançar maior bem-estar. Pesquisas indicam que essas habilidades também são preditoras de sucesso na vida, como melhores empregos e maior renda. Portanto, investir no desenvolvimento dessas competências é fundamental, pois pode levar a melhor desempenho acadêmico, promoção da saúde mental, melhor adaptação à vida universitária e aquisição de competências profissionais. O projeto foi uma monitoria de ensino da UFFS, intitulada Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais Através da Arte, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes universitários. Inicialmente, o projeto tentou captar participantes por meio de cartazes, listas de e-mails da secretaria acadêmica e uma conta no Instagram, mas essas estratégias não geraram adesão. Em seguida, a abordagem foi modificada para a oferta de atividades de karaokê durante o horário de almoço com a mensagem: "Exercite sua Exposição ao Público". A segunda estratégia, utilizando o karaokê, mostrou-se mais eficaz e atraiu a participação de estudantes, servidores, docentes e funcionários terceirizados. O karaokê em um ambiente universitário traz uma série de benefícios, especialmente para a saúde mental e o bem-estar dos estudantes e da comunidade acadêmica. A prática de cantar ajuda a reduzir os níveis de estresse, promovendo uma sensação de alívio e bem-estar. Além disso, o karaokê cria um ambiente descontraído e integrador, onde as pessoas podem se divertir, fortalecer relações e aumentar a empatia. A música, de modo geral, atua no desenvolvimento humano, estimulando o afeto, a socialização e até mesmo o movimento corporal. A atividade demonstrou ser uma ferramenta potente para misturar o entretenimento com o desenvolvimento de habilidades sociais, particularmente a exposição e a falar em público. Os monitores envolvidos no projeto relataram ganhos pessoais significativos, incluindo o desenvolvimento de habilidades em produção de conteúdo, estratégias de marketing e administração de recursos. Um dos principais desafios identificados foi a dificuldade em conseguir a adesão de estudantes de graduação. A experiência demonstrou que a utilização de atividades lúdicas como o karaokê é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades sociais em um ambiente universitário. O sucesso desta abordagem sugere que projetos futuros que buscam o engajamento de estudantes podem se beneficiar da combinação de entretenimento com objetivos de desenvolvimento pessoal e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Karlinski, Ana Luísa da Costa, Kayla Ilana de Oliveira, Anderson Funai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

