(Literatura e) Práticas de Leituras no Estágio de Regência em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Eduardo Bianchi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Literatura; Ensino de História; Estágio de Regência.

Resumo

Durante a regência do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em História da UFFS/Erechim do primeiro semestre de 2025, realizamos uma pesquisa a fim de coletar informações sobre o perfil leitor dos alunos da Esscola Estudual Ensino Médio Francisco de Assis. Através de perguntas socioeconômicas, organização do tempo de estudo e práticas de leitura, respondido pelo Google Formulários. Diante disso, aplicamos diversas estratégias metodológicas a fim de incentivar a leitrua e a escrita durante o estágio de regência.  Dessa forma, promovemos um empreendimento de estudo entre História e Literatura, concordamos com o argumento de Antonio Cândido, na defesa do direito à literatura. Nesse sentido, objetivamos  estabelecer relações com os direitos humanos proporcionados pela leitura e reflexões de obras literárias. Sabendo que essas atividades potencializam a organização do caos, esperado do Ensino de História uma melhor formação cidadã. Tendo em vista a cultura escolar e os resultados produzidos a partir do questionário aplicado, compreendemos que era necessário trabalhar com essa abordagem, pois poucos alunos estavam habituados a leitura, e poucos alunos tinham livros em casa. Desta maneira, a fim de uma melhor apreensão da leitura entre os jovens, foram lidos excertos de livros que se enquadram na temática histórica, instigando ao conhecimento autores como Cecília Meireles, Conceição Evaristo, Carlos Drummond de Andrade, Thomas Mann, entre outros. Iniciando a exposição com um trecho de poesia ou romance, questionando o que fora lido, inscrevendo ao debate para a turma, desenvolvendo as conexões entre a Literatura e a  História. Tais ações, contribuíram para o aprimoramento da leitura em voz alta dos estudantes, ampliando também o interesse pelos títulos trabalhados e a participação deles em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Eduardo Bianchi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduando da oitava fase do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. É estagiário da Coordenação Acadêmica e Assessoria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul. Monitor voluntário do Centro de Documentação Histórica e Laboratório de História Oral (CDLHO) da UFFS. Com participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2022/2-2023/1, e monitor bolsista do Centro de Documentação Histórica e Laboratório de História Oral (CDLHO) entre 2023/2 - 2024/1. Com interesse em História e Literatura, Teoria e História Literária, Crítica Literária, Poesia e Ficção.

  • Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Ensino Médio Profissional em Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM, 2000), curso de extensão Ensino de Ciências para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004), curso de aprimoramento profissional Letra e Vida: Formação de Professores Alfabetizadores ministrado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015), estágio de pesquisa em nível de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2016-2018), bolsista CAPES, e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade do Minho (Portugal, 2017-2018), especialidade em Educação em História e Ciências Sociais, Pós-Doutorado junto a Faculdade de Educação da USP (2022-2023). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tem experiência na área de História e Educação, trabalhando principalmente com ensino de história, reformas educacionais, currículo, livros didáticos.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim