(Literatura e) Práticas de Leituras no Estágio de Regência em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Literatura; Ensino de História; Estágio de Regência.Resumo
Durante a regência do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em História da UFFS/Erechim do primeiro semestre de 2025, realizamos uma pesquisa a fim de coletar informações sobre o perfil leitor dos alunos da Esscola Estudual Ensino Médio Francisco de Assis. Através de perguntas socioeconômicas, organização do tempo de estudo e práticas de leitura, respondido pelo Google Formulários. Diante disso, aplicamos diversas estratégias metodológicas a fim de incentivar a leitrua e a escrita durante o estágio de regência. Dessa forma, promovemos um empreendimento de estudo entre História e Literatura, concordamos com o argumento de Antonio Cândido, na defesa do direito à literatura. Nesse sentido, objetivamos estabelecer relações com os direitos humanos proporcionados pela leitura e reflexões de obras literárias. Sabendo que essas atividades potencializam a organização do caos, esperado do Ensino de História uma melhor formação cidadã. Tendo em vista a cultura escolar e os resultados produzidos a partir do questionário aplicado, compreendemos que era necessário trabalhar com essa abordagem, pois poucos alunos estavam habituados a leitura, e poucos alunos tinham livros em casa. Desta maneira, a fim de uma melhor apreensão da leitura entre os jovens, foram lidos excertos de livros que se enquadram na temática histórica, instigando ao conhecimento autores como Cecília Meireles, Conceição Evaristo, Carlos Drummond de Andrade, Thomas Mann, entre outros. Iniciando a exposição com um trecho de poesia ou romance, questionando o que fora lido, inscrevendo ao debate para a turma, desenvolvendo as conexões entre a Literatura e a História. Tais ações, contribuíram para o aprimoramento da leitura em voz alta dos estudantes, ampliando também o interesse pelos títulos trabalhados e a participação deles em sala de aula.
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