PETCIÊNCIAS: EDUCAÇÃO TUTORIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA

Autores

  • Hooni Lunkes Werle UFFS
  • Cleberson de Oliveira Werner
  • Felipe Callegari Ductra
  • Elisangela Ferreira dos Santos
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Palavras-chave:

Formação de professores, Reflexão crítica, Pesquisa Científica, Investigação-Ação

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET), PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, busca contribuir com a formação de licenciandos em Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática e Pedagogia. O grupo organiza suas atividades em quatro eixos – Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – sempre orientados pela metodologia da Investigação-Formação-Ação (IFA), entendida como um caminho que integra os eixos pela reflexão crítica e formativa. No eixo Ensino, que ocupa um lugar central, os bolsistas vivenciam experiências que possibilitam discutir e repensar o trabalho docente. Entre os instrumentos utilizados, destaca-se o Diário de Formação e o Relato de Experiência, em que cada participante registra percepções e questionamentos sobre sua trajetória. Além disso, os petianos participam de momentos formativos, como o curso Ciência, Ambiente e Formação e os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, que contam também com a presença de licenciados de outros Programas, professores da Universidade e das Escolas de entorno. Esses encontros se configuram como espaços de troca, permitindo que futuros professores entrem em contato com diferentes visões e construam coletivamente um olhar mais crítico sobre a formação e o ensino de Ciências. Os eixos de Pesquisa e Extensão ampliam essa formação ao proporcionar tanto a inserção em projetos de pesquisa acadêmica, vinculados ao grupo de pesquisa GEPECIEM, quanto o contato direto com escolas da região pelos projetos e ações como PETCiências vai à Escola e Escola vem à UFFS possibilitam que os licenciandos se aproximem da realidade educacional, vivenciando a sala de aula antes mesmo dos estágios obrigatórios. Ademais no eixo Extensão temos a Trilha Ecológica da UFFS que recebe professores e alunos das Escolas para um percurso de conceitos ecológicos e formação/sensibilização. Essa aproximação auxilia na compreensão das demandas e desafios cotidianos da docência e estimula a elaboração de práticas pedagógicas mais contextualizadas. Já no eixo Cultura, por meio do Bureau Cultural, o grupo promove ações voltadas à diversidade cultural, à valorização de saberes locais e à integração entre Ciência, Arte e Sociedade. Esse eixo precisa ser melhor valorizado, pois amplia a formação do professor ao considerar que a educação também é atravessada por dimensões culturais e sociais. Dessa maneira, o PETCiências se consolida como um espaço-tempo de formação tutorial integral. Ao articular ensino, pesquisa, extensão e cultura, o PETCiências fortalece a identidade docente dos bolsistas e oferece oportunidades para desenvolver uma postura crítica, investigativa e comprometida com a transformação da própria formação e da realidade escolar.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo