PETCIÊNCIAS: EDUCAÇÃO TUTORIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA
Palavras-chave:
Formação de professores, Reflexão crítica, Pesquisa Científica, Investigação-AçãoResumo
O Programa de Educação Tutorial (PET), PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, busca contribuir com a formação de licenciandos em Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática e Pedagogia. O grupo organiza suas atividades em quatro eixos – Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – sempre orientados pela metodologia da Investigação-Formação-Ação (IFA), entendida como um caminho que integra os eixos pela reflexão crítica e formativa. No eixo Ensino, que ocupa um lugar central, os bolsistas vivenciam experiências que possibilitam discutir e repensar o trabalho docente. Entre os instrumentos utilizados, destaca-se o Diário de Formação e o Relato de Experiência, em que cada participante registra percepções e questionamentos sobre sua trajetória. Além disso, os petianos participam de momentos formativos, como o curso Ciência, Ambiente e Formação e os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, que contam também com a presença de licenciados de outros Programas, professores da Universidade e das Escolas de entorno. Esses encontros se configuram como espaços de troca, permitindo que futuros professores entrem em contato com diferentes visões e construam coletivamente um olhar mais crítico sobre a formação e o ensino de Ciências. Os eixos de Pesquisa e Extensão ampliam essa formação ao proporcionar tanto a inserção em projetos de pesquisa acadêmica, vinculados ao grupo de pesquisa GEPECIEM, quanto o contato direto com escolas da região pelos projetos e ações como PETCiências vai à Escola e Escola vem à UFFS possibilitam que os licenciandos se aproximem da realidade educacional, vivenciando a sala de aula antes mesmo dos estágios obrigatórios. Ademais no eixo Extensão temos a Trilha Ecológica da UFFS que recebe professores e alunos das Escolas para um percurso de conceitos ecológicos e formação/sensibilização. Essa aproximação auxilia na compreensão das demandas e desafios cotidianos da docência e estimula a elaboração de práticas pedagógicas mais contextualizadas. Já no eixo Cultura, por meio do Bureau Cultural, o grupo promove ações voltadas à diversidade cultural, à valorização de saberes locais e à integração entre Ciência, Arte e Sociedade. Esse eixo precisa ser melhor valorizado, pois amplia a formação do professor ao considerar que a educação também é atravessada por dimensões culturais e sociais. Dessa maneira, o PETCiências se consolida como um espaço-tempo de formação tutorial integral. Ao articular ensino, pesquisa, extensão e cultura, o PETCiências fortalece a identidade docente dos bolsistas e oferece oportunidades para desenvolver uma postura crítica, investigativa e comprometida com a transformação da própria formação e da realidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hooni Lunkes Werle, Cleberson de Oliveira Werner, Felipe Callegari Ductra, Elisangela Ferreira dos Santos, Roque Ismael da Costa Güllich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

