BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR: DIÁLOGOS COM A ESCOLA

Autores

  • Ingrid Vitoria Dias Freire UFFS
  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Bullying ;, educação, Conscientização

Resumo

O projeto intitulado “Bullying no espaço escolar: diálogos com a escola” aborda uma temática de grande relevância no ambiente escolar e social, uma vez que o bullying pode gerar consequências graves, tanto de natureza psicológica quanto física para as vítimas e para todos os envolvidos. O principal objetivo do projeto é investigar, conscientizar e promover ações em escolas da região, incentivando diálogos em sala de aula e realizando levantamentos de dados junto à comunidade escolar. A iniciativa busca valorizar a importância do respeito, da empatia e da convivência saudável, auxiliando estudantes a reconhecer situações de violência e a refletir sobre as próprias atitudes, entendendo os impactos que elas podem causar na vida do outro. O projeto também procura fortalecer os laços entre os alunos, promovendo a união e a construção de um espaço mais acolhedor, no qual todos se sintam seguros e respeitados. Além de discutir a questão em sala, a equipe destaca a existência de leis no Brasil voltadas ao combate ao bullying, mostrando que o problema é reconhecido oficialmente e exige atenção. Entre as ações já desenvolvidas, o projeto realizou uma live transmitida no YouTube, com o intuito de informar e ampliar o diálogo sobre o tema. Também ocorreram encontros presenciais em diferentes contextos, como em uma escola de Dois Vizinhos e em outra de Realeza, espaços nos quais estudantes puderam interagir e refletir coletivamente. Outro momento importante foi a participação de algumas turmas no programa UFFS de Portas Abertas, que possibilitou a vivência em um ambiente universitário e ampliou o acesso às discussões sobre a temática. A informação correta e a conscientização são compreendidas como elementos essenciais no enfrentamento do bullying, já que a falta de conhecimento pode perpetuar preconceitos e atitudes que causam sofrimento. Nesse sentido, o projeto dialoga diretamente com o tema do SEPE, “Integridade científica e combate à desinformação”, ao ressaltar a relevância de levar dados confiáveis e reflexões fundamentadas para o ambiente escolar. A proposta reforça que a integridade na produção e disseminação do conhecimento é um caminho eficaz para combater a desinformação e fortalecer práticas educativas comprometidas com o respeito e com a dignidade humana. Quando estudantes, professores e a comunidade recebem informações claras e confiáveis, tornam-se mais preparados para identificar situações de violência, agir com responsabilidade e colaborar na construção de ambientes escolares mais justos, seguros e inclusivos. Dessa forma, o projeto reafirma a importância da educação como instrumento de transformação social e como meio de garantir que a convivência entre os indivíduos seja pautada pela ética, pelo diálogo e pelo reconhecimento da diversidade.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Realeza