INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID/HISTÓRIA NA EEB PROFESSORA ZÉLIA SCHARF
Palavras-chave:
PIBID; Formação docente; Ensino de História; Escola básica; Educação pública.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que objetiva a promoção da experiência prática da docência à formação acadêmica nos cursos de graduação em licenciatura. Atualmente instituído como política pública, o programa busca aprimorar a qualificação da formação profissional e estreitar a integração entre escola e universidade, além de oferecer auxílio financeiro aos acadêmicos. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Chapecó, o Projeto PIBID em História teve como objetivo aproximar os acadêmicos da realidade escolar do município desde os primeiros semestres, favorecendo o desenvolvimento de competências essenciais à docência e, com este resumo, busca-se demonstrar como as atividades realizadas no PIBID contribuíram para a formação inicial docente e para a aproximação com a realidade da escola básica. Destarte, nas primeiras semanas, ocorreu a integração do grupo de bolsistas, em que realizou-se um primeiro contato com colegas, professores supervisores e coordenadores. Neste período, também foram realizadas leituras sobre perspectivas históricas e práticas pedagógicas, visando fundamentar teoricamente a atuação no programa. Com o início do ano letivo, efetivou-se a interação com a escola parceira, a EEB Professora Zélia Scharf. Realizou-se o reconhecimento da infraestrutura, do corpo docente e demais profissionais, além da participação em formações e breves interações com os estudantes. As atividades seguintes incluíram a observação de aulas, participação em exposições e visitas de campo, ampliando a compreensão da prática docente e reforçando a motivação para a formação acadêmica. Posteriormente, sob supervisão, os bolsistas puderam planejar e ministrar aulas, aprimorando competências e diversificando estratégias pedagógicas. Ademais, houve a participação no IISELICEN, seminário das licenciaturas, espaço que possibilitou compartilhar experiências, conhecer práticas de outros colegas e assistir a palestras, enriquecendo a formação acadêmica proporcionada pelo PIBID. Acompanhou-se os estudantes no desenvolvimento de atividades para a mostra do conhecimento da EEB Professora Zélia Scharf, que envolveram pesquisa com a temática da década de 1950 no Brasil, articulada à história local de Chapecó. Como subtemas, trabalhou-se a construção de Brasília, a indústria automobilística, a moda e a música dos anos 50, a agricultura familiar, suinocultura, os balseiros e a indústria madeireira na região de Chapecó, dividindo-se seis grupos de estudantes e criada uma sala temática para que os alunos apresentassem a produção de maquetes, cartazes e pesquisas sobre cada um dos temas Buscou-se, através de um maior engajamento prático, estimular a pesquisa da história para além do que é apresentado em sala de aula de modo a que pudessem apropriar-se do conhecimento e compartilhá-lo com os demais estudantes durante a mostra do conhecimento. Assim, as experiências proporcionadas pelo programa têm sido fundamentais à formação profissional, permitindo acompanhar e orientar estudantes, fortalecer vínculos com o ensino e experimentar a prática docente em espaços que extrapolam a universidade, fortalecendo o desenvolvimento das capacidades de planejamento, mediação e articulação com professores. Conclui-se que o PIBID constitui espaço privilegiado de formação docente inicial, articulando teoria e prática, fortalecendo vínculos com a escola pública e desenvolvendo competências pedagógicas.
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